A IMPORTÂNCIA DO PET-SAÚDE/ VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA VIVÊNCIA DOS DICENTES DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL (UNISC)

Charlene dos Santos Silveira, Debora Martins, Karini Rosa, Paola Teixiera Passos, Susimar Souza Rosa, Marcos Moura Santos

Resumo


 

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-SAÚDE/Vigilância em Saúde (PET/VS) foi implantado na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) em parceria com o Ministério da Saúde e o município de Santa Cruz do Sul/RS, inicialmente com duas linhas de atuação: Atenção a Saúde do Trabalhador e Estratégias de Prevenção em Tuberculose. Devido ao desempenho apresentado durante o desenvolvimento das atividades agregou-se um terceiro grupo tutorial que vem a trabalhar com Leptospirose. O PET Saúde/VS tem como pressuposto a educação pelo trabalho, e é destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Vigilância em Saúde, caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências direcionadas aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde. Agindo de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto tem como perspectiva a avaliação das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino. Um dos objetivos do projeto é a realização de capacitações para os profissionais da rede de saúde municipal, assim como usuários do SUS e estudantes da rede pública de ensino, com intuito de abranger ambos os temas: notificação de acidentes/doenças do trabalho e estratégias de prevenção da tuberculose, promovendo assim, a educação continuada para os espectadores, ao mesmo tempo que proporciona oportunidade de aprendizado aos acadêmicos envolvidos. Os métodos utilizados para a realização das capacitações foram visitas às Estratégias de Saúde com o propósito de avaliar suas necessidades, materiais audiovisuais tais como slides, folders, além da dinâmica oratória; sendo estes preparados com auxílio dos tutores e preceptores. As capacitações foram previamente agendadas de acordo com a disponibilidade das equipes, dos bolsistas e supervisores. Depois da realização destas atividades os bolsistas relatam a oportunidade de aprofundar-se em ambos os temas devido a criação do material, onde necessitaram de inúmeras leituras, além da troca de saberes entre os profissionais das equipes de saúde, promovendo a atualização dos mesmos. O fato de falar em público inicialmente era desafiador, contudo com o decorrer das atividades os bolsistas foram adquirindo segurança e sentindo-se capazes. O trabalho multiprofissional proporcionou um conhecimento mais amplo sobre os assuntos abordados, podendo este ser estendido para a sala de aula, onde cada acadêmico pode contribuir participando ativamente e levando suas vivências para o âmbito acadêmico.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.