A IMPORTÂNCIA DO PET-SAÚDE/ VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA VIVÊNCIA DOS DICENTES DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL (UNISC)
Resumo
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-SAÚDE/Vigilância em Saúde (PET/VS) foi implantado na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) em parceria com o Ministério da Saúde e o município de Santa Cruz do Sul/RS, inicialmente com duas linhas de atuação: Atenção a Saúde do Trabalhador e Estratégias de Prevenção em Tuberculose. Devido ao desempenho apresentado durante o desenvolvimento das atividades agregou-se um terceiro grupo tutorial que vem a trabalhar com Leptospirose. O PET Saúde/VS tem como pressuposto a educação pelo trabalho, e é destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Vigilância em Saúde, caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências direcionadas aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde. Agindo de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto tem como perspectiva a avaliação das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino. Um dos objetivos do projeto é a realização de capacitações para os profissionais da rede de saúde municipal, assim como usuários do SUS e estudantes da rede pública de ensino, com intuito de abranger ambos os temas: notificação de acidentes/doenças do trabalho e estratégias de prevenção da tuberculose, promovendo assim, a educação continuada para os espectadores, ao mesmo tempo que proporciona oportunidade de aprendizado aos acadêmicos envolvidos. Os métodos utilizados para a realização das capacitações foram visitas às Estratégias de Saúde com o propósito de avaliar suas necessidades, materiais audiovisuais tais como slides, folders, além da dinâmica oratória; sendo estes preparados com auxílio dos tutores e preceptores. As capacitações foram previamente agendadas de acordo com a disponibilidade das equipes, dos bolsistas e supervisores. Depois da realização destas atividades os bolsistas relatam a oportunidade de aprofundar-se em ambos os temas devido a criação do material, onde necessitaram de inúmeras leituras, além da troca de saberes entre os profissionais das equipes de saúde, promovendo a atualização dos mesmos. O fato de falar em público inicialmente era desafiador, contudo com o decorrer das atividades os bolsistas foram adquirindo segurança e sentindo-se capazes. O trabalho multiprofissional proporcionou um conhecimento mais amplo sobre os assuntos abordados, podendo este ser estendido para a sala de aula, onde cada acadêmico pode contribuir participando ativamente e levando suas vivências para o âmbito acadêmico.
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