IDADE MOTORA DOS PARTICIPANTES DO PROJETO PIRACEMA

Deise Cristina Weschenfelder, Rutiane Pereira Souza, Sandra Mara Mayer, Laudemiro Volmar Trindade

Resumo


 

Introdução: O Projeto Piracema: Natação para Portadores de Necessidades Especiais, atende alunos com diversas patologias, em parceria da Universidade de Santa Cruz do Sul-RS (UNISC) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), da mesma cidade. Atuando desde 1984, sendo um dos projetos mais antigos da Universidade, pois materializa ações direcionadas para a integração, a inclusão e a prática da cidadania das pessoas portadoras de necessidades especiais. Na sociedade atual os Portadores de Deficiência Mental, enfrentam diversas dificuldades na construção de uma cidadania digna e no estabelecimento de uma consciência social, mas estas pessoas conseguem aprender a fazer muitas coisas úteis para a sua família, escola, sociedade e todas elas aprendem algo para sua utilidade e bem-estar da comunidade em que vivem. Para isso precisam, que sejam estimuladas a desenvolverem suas capacidades. Objetivo da pesquisa: Verificar a idade motora dos Portadores de Deficiência Mental em diferentes níveis, através do teste de EDM do Rosa Neto (2002). Objetivo do projeto é proporcionar às pessoas portadoras de necessidades especiais atividades de lazer que possibilitem aumentar o repertório de atitudes e experiências no meio aquático, conhecendo assim suas limitações e potencialidades, trabalhando neste ambiente aspectos- motores, socioafetivos e cognitivos que viabilizem maior facilidade no convício social, possibilitando-os de desenvolver experiências na água e com a água, como meio de promoção de seu desenvolvimento como ser humano e contribuir com o processo de construção de corpos culturais, por meio da participação em atividades aquáticas que valorizem a realização do homem, respeitando os aspectos da dimensão humana e do meio ambiente. Metodologia: Foram sujeitos dessa pesquisa, 8 participantes do projeto Piracema, Portadoras de Deficiência Mental de ambos os sexos, com idades entre 4 e 44 anos. Sendo aplicado o teste da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), foram utilizados os seguintes protocolos: Motricidade Fina e Motricidade Global, Equilíbrio, Esquema Corporal/Rapidez, Organização Espacial e Linguagem/Organização Temporal. Resultados: Pelos resultados obtidos, verificamos que na motricidade fina os sujeitos avaliados apresentaram 4,4±2,3 anos, na motricidade global 4,0±1,9 anos, no equilíbrio 3,0±1,5 anos, no esquema corporal/rapidez 3,6±1,2 anos, na organização espacial 4,1±1,8 anos e Linguagem/Organização Temporal 3,3±1,7 anos. Conclusão: Concluímos que os sujeitos dessa pesquisa apresentam padrão motor bastante inferior a sua idade cronológica. Sendo assim, incentivaremos os alunos a desenvolverem através de suas próprias habilidades, fazendo adequações no planejamento e organização das atividades, como: exercícios que desenvolvam uma melhora no equilíbrio, na motricidade fina, coordenação dinâmica geral, exercícios de alongamento, recreação aquática, fortalecimento de membros superiores e inferiores.

 


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