FESTIVAL INTEGRADO DA UNISC: OPINIÃO DO PÚBLICO A RESPEITO DA ORGANIZAÇÃO

Augusto Pereira, Carolina Koehler, Viviane Batista, Martha Helena Pereira, Ursula Muller

Resumo


 

Em sua décima terceira edição, o Festival Integrado da Unisc (FIU), um dos projetos do Programa Dançar Unisc (PDU), é promovido pelo Departamento de Educação Física e Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul. Nas primeiras edições do FIU, apenas as ginásticas e as danças participavam. Atualmente, além das tradicionais modalidades de dança e ginásticas: artística, rítmica e acrobática, outros esportes e outros tipos de arte foram sendo incorporadas ao festival, tais como a patinação, a arte circense e esse ano, o skate. O antigo Festival Integrado de Ginástica e Dança, foi se adaptando às inovações da arte e do esporte, tendo então que passar a ser chamado de Festival Integrado da Unisc, mas com o mesmo objetivo principal que é o de integrar os diferentes grupos de artistas e esportistas. O FIU faz parte do calendário das comemorações alusivas ao aniversário da Universidade de Santa Cruz do Sul, com convidados de diversas cidades de nosso e de outros estados. O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados da pesquisa de opinião pública a respeito da organização do festival, durante o momento de sua realização. Durante as noites das apresentações foi aplicado, por acadêmicos voluntários do curso de Educação Física, um questionário com questões abertas e fechadas para que público presente que quisesse colaborar. Os resultados da primeira noite de apresentações, na modalidade de Danças, foram os seguintes: de uma forma geral, o evento FIU foi considerado Excelente para 44,20% dos entrevistados, Muito Bom para 33,65%, Bom para 21,15% e Fraco para 1%. Quanto ao nível das apresentações, essas foram consideradas Muito Boas para 47,52%, Excelentes para 28,71%, Boas para 21,78% e Fracas para 1,98%. Na questão sobre divulgação, 53,33% disseram que ficaram sabendo do festival através de amigos, 19,17% através de parentes, 14,17% através dos cartazes, 8,33% souberam através de sua escola ou grupo de dança, 2,5% através do jornal local impresso e com o mesmo percentual, afirmaram souber através do site da Unisc. Na questão aberta sobre aspectos a serem melhorados na organização para as próximas edições, o público citou: melhorar a divulgação. Na questão outros aspectos, o público elogiou: a organização do palco, a pontualidade (início e término) e afirmaram ainda que essa edição foi a melhor dentre as outras. Considerações finais: Pelos resultados da opinião do público participante, percebemos que o Festival é um evento de grande aceitação pelo público e que o nível das apresentações obteve um conceito muito bom. O público afirmou que a divulgação deve melhorar, mas pelos resultados, o marketing chamado de boca-a-boca (amigos e parentes) foi o mais citado. Também chamado de “micromarketing”, essa forma de divulgação parte do princípio de que a mensagem de marketing dirigida a cada indivíduo é muito mais poderosa porque é mais pessoal. Se partirmos do princípio de que se recomenda apenas o que se gosta, o marketing do festival melhora a cada ano, visto que o número do público presente aumenta a cada edição. Assim sendo, a opinião pública nos impulsiona a um crescente aprimoramento da organização a cada edição, desde 1999.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.