RELATO PROJETO COPAME

Renata Caure Fernandes, Sandra Mara Mayer

Resumo


 

Introdução: O Projeto COPAME vem sendo desenvolvido desde agosto de 2010 em parceria da Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor com a Universidade de Santa Cruz do Sul, onde conta com a participação de professores dos cursos de Educação Física, Psicologia, Odontologia e Ciências Contábeis. Objetivos do Projeto: O projeto tem por objetivo geral promover atividades lúdico-recreativas e aquáticas, tais como brincadeiras, dinâmica com música, jogos simbólicos, jogos sensório-motores e jogos de regras. Oportunizar aos acadêmicos a realização de atividades de pesquisa e extensão, aliando teoria à prática pedagógica, bem como avaliar a satisfação das expectativas e necessidades dos participantes, aplicando durante o desenvolvimento das atividades instrumento de avaliação e verificação do nível de satisfação dos usuários, com relação ao trabalho desenvolvido. Método: As aulas de Educação Física são realizadas duas vezes por semana no espaço físico da Instituição COPAME nos turnos inverso ao da escola, e no período de férias nos meses de janeiro e fevereiro, uma vez por semana no período da manhã, são realizadas atividades aquáticas, com aulas de Recreação Aquática/Natação, na piscina Pedagógica da Universidade, as atividades são desenvolvidas com ênfase em adaptação ao meio líquido; propulsão, flutuação em decúbito dorsal e ventral e respiração, através de jogos e brincadeiras, estimulando também os cuidados com a saúde e higiene e a valorização dos mesmos. São realizadas reuniões mensais entre todos os membros do projeto, e semanais entre bolsistas e coordenadores de cada curso para orientações e relatos do trabalho desenvolvido. Ao final de cada ano é avaliada a satisfação das expectativas e necessidades dos participantes através de instrumento de avaliação e verificação do nível de satisfação dos usuários, com relação ao trabalho desenvolvido pelas bolsistas. A metodologia utilizada para a pesquisa do primeiro ano do projeto foi de simples compreensão, através de questionários com perguntas e respostas objetivas, pois o instrumento de avaliação foram aplicados á crianças com idade entre 6 e 12 anos. Conclusão: a partir dos dados adquiridos, pode-se ressaltar que o projeto foi aceito de forma positiva por todos os participantes, sendo que 75% destes consideram as atividades recreativas ótimas. Cerca de 90% dos participantes consideram sentir-se muito bem ao praticar as aulas de Educação Física. E observar-se que ao serem interrogados como se sentem ao participar do projeto, 45% deles alegam sentirem-se mais calmos. A partir destes resultados, constatamos que o projeto COPAME vem sendo um sucesso, alcançando seus objetivos e promovendo aulas de Educação Física orientadas, que são ao mesmo tempo prazerosas aos participantes e trazem benefícios, acrescentando um desenvolvimento significativo na qualidade de vida, observados pelos próprios participantes.

 


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