VIVÊNCIAS PEDAGOGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Cassia Betina Thomaz, Natalia Viana Lisboa, paulo Ricardo Rosa, Tania Bernhard

Resumo


 

Introdução: A possibilidade de participação em atividades de ensino durante a formação inicial viabiliza ao acadêmico, percepções diferenciadas sobre questões teórico-metodológicas do fazer docente. A percepção e diagnóstico da realidade escolar, possibilita o desenvolvimento de atividades contextualizadas, direcionadas a atual realidade da Educação Brasileira, no que se refere aos baixos índices de aprovação evidenciadas pelo IDEB e Prova Brasil. Objetivo: Busca-se, neste cenário, a aplicação e compreensão de situações didáticas significativas no ensino de Ciências frente a melhoria do ensino formal da Educação Básica e a nível de formação inicial. Metodologias: As ações foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canisio, na Cidade de Santa Cruz do Sul – RS, com alunos de duas turmas do 6º ano, em um total de 26 alunos atendidos no turno oposto, durante 2 horas semanais. Para melhorar a socialização e senso de colaboração entre os educandos a maioria das atividades foram realizadas em grupo. Os temas abordados foram previamente identificados, através de diagnóstico realizado com os professores e supervisores da escola, onde a principal carência apurada foi a falta de tempo e espaço para realização de atividades práticas, ligadas ao cotidiano dos alunos. O marco teórico embasa-se na Teoria do Desenvolvimento de Jean Piaget e Aprendizagem Significativa de David Ausubel, permitindo que os alunos agissem sobre os objetos, o que permite a compreensão dos conceitos de ciências, aplicados a exemplos próximos do cotidiano dos alunos, auxiliando na construção do conhecimento. Resultados: Os alunos participaram ativamente das atividades, com assiduidade, demonstrando interesse em entender os conceitos trabalhados. Como exemplo, cita-se a atividade de construção de uma linha evolutiva, possibilitando-lhes o conhecimento das principais características dos seres vivos, desde os mais simples unicelulares aos animais complexos. Conclusão: Destacam-se como resultados até então, o maior envolvimento dos alunos e assimilação dos conceitos, anteriormente colocados como de difícil compreensão, o que leva-nos a concluir que quando a teoria é contextualizada, o aluno consegue interagir e protagonizar sua aplicação, obtendo melhores resultados, tanto na aplicação como na abstração e solução de situações problema. Esta experiência de docência, ainda no período de nossa formação, proporcionou a possibilidade de verificarmos o quanto é importante o conhecimento das principais metodologias e práticas aplicadas no ensino de Ciências, bem como a percepção de que resultados positivos dependem de um diagnóstico bem elaborado da turma, planejamento das aulas e condições adequadas para execução na escola.

 


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