PROJETO SEMEAR AMIGOS: REINSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DE OFICINA DE ESPORTES

Daniele Roesch, Ernane Fioren Santos, Natalia Luiza Giovannas, Edla Hoffmann

Resumo


 

O Projeto Semear Amigos, iniciado no ano de 2005 através de uma parceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul e o Instituto Pioneer, tem sua fundamentação no desenvolvimento de comunidades. O Projeto, que está em sua 9º edição, vem intervindo no atendimento integralizado de crianças e adolescentes oriundos do bairro Santa Vitória, localizado na zona sul da cidade de Santa Cruz do Sul. Identificado o foco de atuação, a metodologia de trabalho perpassa a articulação entre as redes de convívio das crianças e adolescentes havendo maior intensidade o atendimento desse público em oficinas socioeducativas, que objetivam seu desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. Dentre as oficinas propostas pelo projeto, apresentamos a Oficina de Esportes que é realizada em espaços da comunidade, onde meninos e meninas entre 07 e 17 anos, aprendem diversas modalidades esportivas que proporcionam e tem como objetivo, a integralidade e cooperação entre os integrantes. A metodologia de trabalho é fundamentada na democracia e na participação de todos, no fortalecimento de vínculos e no desenvolvimento físico e psicossocial. Procura também criar e fortalecer regras de convivência, respeito às diferenças, a superação de limites e construção coletiva. Buscamos contribuir para melhorar as condições humanas e de qualidades de vida, uma vez que acreditamos que o educador pode exercer um importante papel na construção cotidiana e na história de um grupo quando as ações realizadas contribuem para o bem-estar bio-psiquico-social. Respeitando a diversidade e diferenças, a valorização, a afetividade em nossas relações, pois a aproximação e implicação com as histórias de vida das crianças e adolescentes são princípios na condução do trabalho. A oficina de esportes tem proporcionado evoluções significativas no desenvolvimento das crianças. Elas passaram a compreender mudanças do dia a dia, em questões afetivas, de aprendizagem, comportamental, desenvolvimento motor, percepção e aprendizagem cognitiva. Esta experiência nos proporciona a cada dia a reflexão sobre a práxis, qualificando o processo ensino-aprendizagem através da Extensão, conhecimento vivo, que contribui para a articulação entre formação e exercício profissional, para o desenvolvimento comunitário, e o exercício da cidadania. Esta nossa vivência coletiva, permite a liberdade de expressão, valores e crescimento pessoal, criando auto-estima, reconhecimento de si com capacidade de construir relações saudáveis de convivência pelo viés da construção coletiva.

 


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