COMPONENTES E CIRCUITOS ELÉTRICOS DE UMA AERONAVE NÃO TRIPULADA PARA COMPETIÇÃO.

Daniel Blank Bencke, Henrique Eichner, Julio Eduardo Forster, Flavio Thier, Fabricio Antonio Egert, Jorge Luiz Marques

Resumo


 

Como uma continuação do desenvolvimento de estudos por volta da parte elétrica da aeronave, foram realizados testes e aprimoramentos destes com objetivo de aperfeiçoar e tornar mais preciso os dados do projeto. Para isso, inicialmente foram especificados cada componente desta área, assim como, sua função, e posteriormente realizados ensaios e testes sobre os mesmos. Os servos, principais ferramentas de controle e manobrabilidade da aeronave são do modelo Mini Servo Futaba S9650 com torque de 3.6 kg/cm, velocidade de resposta de 0.14 sec / 60°, engrenagens de nylon e peso de aproximadamente 26 gramas. Estes são utilizados nos comandos de bequilha, ailerons, leme e profundor. A bequilha possui a função de garantir o alinhamento da aeronave na pista para realizar as operações de decolagem e pouso, seu servo é bastante exigido nessas manobras em função de suportar uma parte do peso da aeronave e também sofrer forças por causa do atrito gerado pelo asfalto. Semelhante com a bequilha, o servo localizado no leme trabalha de forma direcional sendo um importante meio de controle. Seu movimento ocasiona um momento de guinada variando a posição da aeronave em seu eixo vertical. O comando do profundor tem a importante função de movimentar a aeronave em sobre seu eixo lateral. Seu servo sofre esforços em função de sua área de comando que inclusive é bastante acionado, pois se trata de um comando que além dos movimentos de subida e descida, constantemente necessita de correções durante o voo em função das condições de vento desfavoráveis. Por final, os ailerons trabalham através de dois servos unidos por uma conexão Y e atuam movimentando a aeronave em seu eixo longitudinal. Os servos deste comando sofrem grandes esforços em função da área e da maior pressão sobre este comando. Seu movimento é também conhecido por movimento de rolagem e seus comandos são localizados nas extremidades da asa atuando em sentido oposto. O servo de modelo Micro Servo Futaba S3111 com um torque de 0,6 kg/cm e peso de 6,6 gramas é de específico uso para o acelerador da aeronave. Neste comando é exigido pouco esforço do servo, pois possui apenas duas posições que, geralmente, tornam-se acionadas e fixas, a de avançar (aceleração máxima) ou recuar. São utilizadas extensões para ligar os servos ao receptor de sinal sendo uma extensão em Y para os ailerons e outras quatro extensões normais para acionar os servos do profundor, acelerador, bequilha e leme. O rádio controle modelo 7-Channel 2.4GHz System 2.4 Ghz, possui 7 canais e um sistema com eliminação de interferências variando a frequência de operação, representando um item de maior segurança para a competição. Foram feitos testes de bancada para constatação de demanda elétrica máxima, corrente drenada e estimativa de vida útil para a bateria durante voo. Para melhor visualizar foi feito um diagrama elétrico, destacando a ligação entre os componentes, no software SolidWorks. Ao final constatamos que os estudos realizados, através de pesquisas e bibliografias, garantiram bons resultados e expectativas para a competição no mês de outubro, estimulando os integrantes da Equipe Kamikase. Além disso, a busca por conhecimento e novas ideias foi alcançada, proporcionando capacitação e desenvolvimento completo do trabalho.

 


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