COMPONENTES E CIRCUITOS ELÉTRICOS DE UMA AERONAVE NÃO TRIPULADA PARA COMPETIÇÃO.
Resumo
Como uma continuação do desenvolvimento de estudos por volta da parte elétrica da aeronave, foram realizados testes e aprimoramentos destes com objetivo de aperfeiçoar e tornar mais preciso os dados do projeto. Para isso, inicialmente foram especificados cada componente desta área, assim como, sua função, e posteriormente realizados ensaios e testes sobre os mesmos. Os servos, principais ferramentas de controle e manobrabilidade da aeronave são do modelo Mini Servo Futaba S9650 com torque de 3.6 kg/cm, velocidade de resposta de 0.14 sec / 60°, engrenagens de nylon e peso de aproximadamente 26 gramas. Estes são utilizados nos comandos de bequilha, ailerons, leme e profundor. A bequilha possui a função de garantir o alinhamento da aeronave na pista para realizar as operações de decolagem e pouso, seu servo é bastante exigido nessas manobras em função de suportar uma parte do peso da aeronave e também sofrer forças por causa do atrito gerado pelo asfalto. Semelhante com a bequilha, o servo localizado no leme trabalha de forma direcional sendo um importante meio de controle. Seu movimento ocasiona um momento de guinada variando a posição da aeronave em seu eixo vertical. O comando do profundor tem a importante função de movimentar a aeronave em sobre seu eixo lateral. Seu servo sofre esforços em função de sua área de comando que inclusive é bastante acionado, pois se trata de um comando que além dos movimentos de subida e descida, constantemente necessita de correções durante o voo em função das condições de vento desfavoráveis. Por final, os ailerons trabalham através de dois servos unidos por uma conexão Y e atuam movimentando a aeronave em seu eixo longitudinal. Os servos deste comando sofrem grandes esforços em função da área e da maior pressão sobre este comando. Seu movimento é também conhecido por movimento de rolagem e seus comandos são localizados nas extremidades da asa atuando em sentido oposto. O servo de modelo Micro Servo Futaba S3111 com um torque de 0,6 kg/cm e peso de 6,6 gramas é de específico uso para o acelerador da aeronave. Neste comando é exigido pouco esforço do servo, pois possui apenas duas posições que, geralmente, tornam-se acionadas e fixas, a de avançar (aceleração máxima) ou recuar. São utilizadas extensões para ligar os servos ao receptor de sinal sendo uma extensão em Y para os ailerons e outras quatro extensões normais para acionar os servos do profundor, acelerador, bequilha e leme. O rádio controle modelo 7-Channel 2.4GHz System 2.4 Ghz, possui 7 canais e um sistema com eliminação de interferências variando a frequência de operação, representando um item de maior segurança para a competição. Foram feitos testes de bancada para constatação de demanda elétrica máxima, corrente drenada e estimativa de vida útil para a bateria durante voo. Para melhor visualizar foi feito um diagrama elétrico, destacando a ligação entre os componentes, no software SolidWorks. Ao final constatamos que os estudos realizados, através de pesquisas e bibliografias, garantiram bons resultados e expectativas para a competição no mês de outubro, estimulando os integrantes da Equipe Kamikase. Além disso, a busca por conhecimento e novas ideias foi alcançada, proporcionando capacitação e desenvolvimento completo do trabalho.
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