ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA UNISC, DESMISTIFICANDO O CONHECIMENTO QUÍMICO NA COMUNIDADE E ESCOLAS DA REGIÃO

Daiani dos Santos, Natalia Quoos, Nemora Francine Backes, Wolmar Alipio Filho

Resumo


 

O ato de ensinar é de imensa responsabilidade, e ensinar Química não é simplesmente derramar conhecimentos sobre os alunos e esperar que eles, num passe de mágica, assimilem os conteúdos. Atualmente nos deparamos com um problema que vem crescendo em todo o país que é a resistência ao aprendizado da Química devido à falta de contextualidade, não conseguindo relacionar os conteúdos com o dia a dia, portanto devemos criar condições favoráveis e agradáveis para o ensino aprendizagem da disciplina, aproveitando, no primeiro momento, a vivências dos alunos, os fatos do dia a dia, buscando com isso reconstruir os conhecimentos químicos para que o aluno possa refazer a leitura do seu mundo. Este trabalho tem a proposta de envolver um conjunto de ações articuladas, para redimensionar o Ensino de Química, atingindo a sociedade, oferecendo ações de socialização do conhecimento químico para diferentes grupos, assim desmitificando a Química como ciência e contribuindo para o aproveitamento racional da evolução tecnológica rumo à qualidade de vida. A ação aqui organizada pelos professores do Curso de Química, que estão envolvidos no projeto tentando estimular o interesse e a formação de pessoas que se identifiquem, socializando seus conhecimento com acadêmicos do curso, disseminando informações que contribuam para que as pessoas usufruam o desenvolvimento tecnológico em Química. Esta atividade vem sendo desenvolvida também junto às escolas de Ensino Fundamental e Médio da região, visando à conscientização dos jovens estudantes da importância da Química para humanidade e as perspectivas de potencial de mercado como o de atuação dos profissionais da Química. Buscando também nas escolas dos municípios beneficiados a adequação e implementação dos laboratórios de ciências e química das escolas, com o auxilio dos acadêmicos nas montagens das aulas práticas, separação de vidrarias, e manutenção do laboratório da escola, mas principalmente para mostrar na prática a Química da teoria, possibilitando com que as tarefas didáticas em sala de aula fiquem mais fáceis de serem assimiladas de forma criativa, intuitiva, otimista e feliz. Quanto mais integrada à teoria e a prática, mais sólida se torna a aprendizagem de Química. Ela cumpre sua verdadeira função dentro do ensino interagindo o conteúdo com o mundo vivencial dos alunos de forma diversificada, associada à experimentação do dia-a-dia, aproveitando suas argumentações e indagações. Como últimas considerações sobre as atividades, pode se inferir que as ações deste projeto têm superado as expectativas, a receptividade especialmente da escola é muito grande, não temos conseguido atingir a demanda, que é crescente e desafiadora. Pois podemos contribuir com a logística, metodologias, alternativas para o aperfeiçoamento do ensino de Química. Percebe-se um incremento do número de estudantes na busca por cursos de graduação, constante incursões da UNISC, em feiras, exposições eventos de expressão que dão visibilidade a pesquisa e extensão e fornecem subsídios para uma mudança de paradigmas no processo de ensino aprendizagem.

 

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.