PET-SAÚDE DA FAMÍLIA NA ESCOLA: UMA PARCERIA PROMISSORA

Andreza Legramanti Gomes, Fernado Borges Silva, maria Cristina Staub

Resumo


 

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-SAÚDE foi implantado em 2008 pelo Ministério da Saúde com o intuito de fomentar grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Estratégia Saúde da Família a fim de qualificação os profissionais da saúde, bem como iniciar o trabalho e vivências dirigidos aos estudantes das graduações em saúde, de acordo com as necessidades do SUS. Em Santa Cruz do Sul o projeto é composto por um grupo de 30 discentes dos diversos cursos da área da saúde, supervisionados de forma indireta por docentes da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e por profissionais das Estratégias de Saúde da Família do município, onde estes desenvolvem atividades multidisciplinares, com o intuito de fomentar o trabalho em equipe e a multiprofissionalidade. Na ESF Menino Deus, atuam atualmente dois acadêmicos: dos cursos de enfermagem e medicina, supervisionados pela enfermeira da unidade. Com a finalidade de descentralizar as atividades de saúde da estrutura física do posto de saúde e poder trabalhar mais próximo da comunidade, e tendo em vista o grande número de adolescentes na área adscrita da ESF Menino Deus, constituiu-se um vínculo entre a unidade de saúde e a escola existente no bairro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus, que possui um considerável número de adolescentes em situações de risco, com problemas quanto às condições sociais, de renda, exposição á drogas, doenças sexualmente transmissíveis, maternidade e paternidade precoce, evasão escolar. Partindo da premissa de que a escola é o lugar de construção, também espaço para formulação de projetos de vida, especialmente na fase que compreende a adolescência e considerando a situação exposta, as mudanças físicas e psicológicas vivenciadas na adolescência, o PET-SAÚDE articulou uma parceria para trabalhar a educação permanente na escola, formando uma rede social de desenvolvimento das potencialidades destes adolescentes e enfrentamento das suas fragilidades. Desenvolveu-se um trabalho intersetorial e multidisciplinar, através de grupos mensais com duração de uma hora envolvendo estudantes da sétima e oitava séries, no intuito de promover a reflexão a cerca de onde vivem como vivem e como gostariam de viver, proporcionando a estes adolescentes o papel de sujeitos ativos no seu processo de construção e formação de adultos jovens conscientes e saudáveis; incentivando a participação do adolescente para que estes possam atuar como sujeitos transformadores da realidade; atentar para a redução da incidência de gravidez não-planejada e da evasão escolar; estimular cuidados com o corpo e a mente; ofertar educação sobre a sexualidade; informar sobre os efeitos deletérios para saúde física, moral e sociais causados pelas drogas; intensificar os laços do adolescente com a Estratégia da Saúde da Família. Esperamos com este trabalho entender e compreender melhor a complexidade e peculiaridade do mundo adolescente. Pretendemos com nossas humildes ações instigar nestes adolescentes a oportunidade de refletir sobre seus conceitos e atitudes, suas escolhas tornando-os mais fortes diante das situações de risco. Pudemos notar que neste curto período de desenvolvimento deste trabalho, a primeira conquista foi à aproximação dos adolescentes com a ESF. E a conquista mais importante até o momento é que estes adolescentes estão sendo excelentes multiplicadores da promoção de saúde na comunidade.

Palavras-chave: PET-SAÚDE da Família - Educação em Saúde - Comunidade

 


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