DELÍCIA DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA NO ENSINO DE FRAÇÕES

Catiane Koefender, Flavia Schneider, Gabriel Meurer, Jordan Fernando Kist, Tiago Stolben Klaus, Ivonne maria Gassen

Resumo


 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBID tem como alvo incentivar os alunos dos cursos de licenciatura a reconhecerem a importância da carreira docente; aliar teoria e prática; integrar escola e os cursos de licenciatura e contribuir para elevar a qualidade dos cursos e os desempenhos das escolas nas avaliações nacionais. No estudo da Matemática e principalmente das frações, o importante não é exigir do aluno a qualquer custo a memorização de conceitos e regras sem compreensão, mas sim possibilitar um aprendizado saudável em que o aluno participe do processo de aquisição do conhecimento, consciente de que está compreendendo o conteúdo e não simplesmente decorando sem que haja entendimento. Nesta perspectiva, os bolsistas desenvolveram atividades nas escolas públicas de educação básica de Santa Cruz do Sul / RS participantes do programa buscando a (re)construção do saber do conteúdo de frações, através dos laboratórios de aprendizagem. O despertar de interesses pela matemática e a aplicação do lúdico, foram os principais objetivos neste primeiro momento. Para tanto, foram desenvolvidas atividades com alunos do 9° ano como o Dominó de Frações, o Jogo da Velha e a Trilha Fracionária bem como dobraduras e recortes reestruturando o saber sobre o referente conteúdo. Outra atividade diferenciada aplicada foi a representação da fração através de uma barra de chocolate, tornando o momento de aprendizagem divertido, guloso, mas acima de tudo motivador de conhecimentos. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental que diz: “Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Propicia à simulação de situações-problemas que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações, possibilitam a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação sem deixar marcas negativas” procurou-se elaborar os jogos para desafiar o educando a experimentar novas metodologias. Uma das propostas dos laboratórios de aprendizagem é desenvolver o lúdico, não só através de jogos e brincadeira, mas também expressado na maneira em que o professor trabalha e dirige suas aulas, proporcionando aos educandos, situações em que os mesmos se dediquem e participem cada vez mais, questionando, argumentando e trazendo situações relacionadas ao cotidiano em que cada estudante está inserido. A experiência relatada confirmou que quando o aluno trabalha com material concreto desperta o interesse e estimula o aprender.

 


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