METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA

Suelen Portela Silva, Cesar Hamilton Brito de Goes, Cristina Benke Vergutz

Resumo


A cooperativa de crédito SICREDI-RS, em parceria com instituições de ensino superior, formulou o programa de educação cooperativa A União Faz a Vida. Este tem o objetivo de disseminar a cooperação e a parceria enquanto forma de desenvolvimento pessoal e social como alternativa ao individualismo e à competição. A UNISC, como prestadora de assessoria pedagógica ao programa, procura desenvolver junto às redes de ensino dos municípios de Agudo, Arroio do Tigre, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol, Mariana Pimentel, Paraíso do Sul, Sobradinho e Candelária o fomento da cooperação através de vivências com a comunidade escolar. O Programa possui uma metodologia própria que difunde a cultura da cooperação. As ações se baseiam basicamente em dois princípios, a cooperação e a cidadania, dividida em três partes. Chamamos a primeira metodologia de “expedição investigativa”, este é o ponto de partida para a definição dos temas que serão trabalhados pelos alunos e professores e tem como objetivo identificar e encontrar um novo significado para o que já conhecia mos. A segunda metodologia é o trabalho por “projetos”, ele delimita o objeto que se quer conhecer mais. Os alunos - junto com o professor - definem os temas que são levantados, sendo assim, os mais importantes para o grupo, dessa forma eles exercitam o trabalho em grupo. A terceira e última metodologia chamamos de “comunidade de aprendizagem”, onde educadores, educandos e comunidade participam juntos do projeto, tornado a comunidade um grande ambiente educativo. Os temas desenvolvidos no Programa está vinculado com as disciplinas trabalhadas no currículo das escolas. Esses encontros são espaços de criação e aprendizagem de metodologias e reflexões na busca de uma educação integral, envolvendo educadores, educandos e comunidades na construção de uma escola mais humana, amorosa e cooperativa capaz de transformar a sociedade. As referências decorrem dos valores de cooperação e cidadania, entendendo-se que cooperar é agir ou trabalhar conjuntamente para um objetivo comum, respeitando-se as produções das diferenças e das decisões coletivas. Conclusões parciais evidenciam o fato de que a metodologia de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelo Programa, despertam uma nova forma de ver a vida e de agir coletivamente rompendo com as práticas instrucionistas e competitivas. Essa mudança, em nossa opinião, aponta para um passo significativo na direção de uma educação cooperativa.

 

Palavras chaves: Educação, Cooperação, Cidadania, Projetos

 


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