A METODOLOGIA EAD COMO UMA ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO, INTEGRAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DOS BOLSISTAS DO PIBID/UNISC

Ines Jaqueline Texeixa de Souza, Suelen Portela Silva, oice Nunes Lanzarini, Renato Nunes

Resumo


 

As tecnologias, tanto de informação quanto de comunicação, estão diretamente ligadas à evolução que teve início pelos correios, passando pelos programas de rádio, televisão e computadores, chegando às conferências via satélite. Com isso, a Educação a Distância (EaD) tende a se apoiar constantemente nas mais avançadas tecnologias, as quais facilitam o acesso e a aceitação de todos. A sala de Educação a Distância visa melhorar o relacionamento interpessoal, para que assim a comunicação possa ser rápida, eficiente e organizada. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES utiliza este espaço para a comunicação com os 120 bolsistas do projeto, sendo estes acadêmicos dos cursos de licenciatura, professores da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e professores das Escolas Estaduais e Municipais pertencentes ao projeto. No ambiente da EaD são disponibilizados os materiais de formação dos bolsistas – então nomeados “pibidianos” -, bem como os roteiros que devem ser seguidos nas diferentes escolas do município de Santa Cruz do Sul. Estes roteiros são disponibilizados em espaços diferenciados denominados como “Box”. Junto ao roteiro podem ser encontrados espaços para tarefas, fóruns e orientações para o melhor desenvolvimento do mesmo; é um espaço onde os pibidianos podem tirar suas dúvidas junto aos demais colegas bolsistas. Dessa forma, o trabalho dos bolsistas do PIBID fica bem mais organizado, além disso, nele têm-se a integração de todas as escolas. Assim, contamos principalmente com o acompanhamento dos nossos supervisores nos projetos que serão produzidos e nas atividades que serão concretizadas. Como se pode perceber, em um breve relato, o ambiente virtual é uma ótima ferramenta, amplamente apoiada nas mais modernas tecnologias e em especialistas da área da informação digital, cujo conhecimento da área é constantemente atualizado, além de ser o meio mais rápido e confiável para a comunicação interna (alunos bolsistas e professores bolsistas – supervisores e coordenadores) e externa (as escolas), o que, inquestionavelmente, facilita as atividades do Programa como um tudo. Esse recurso também é utilizado para marcar as reuniões dos subprojetos e os encontros com os colegas de grupo; para discussão das atividades referentes ao trabalho que está em desenvolvimento; para relatos e troca de experiências; para acesso aos diversos materiais didáticos que podem ser utilizados a qualquer tempo do PIBID, desde seu primeiro roteiro. Podemos concluir que esta ferramenta é indispensável para as atividades dos pibidianos, tanto no que diz respeito à criação e aplicação de oficinas quanto aos demais encaminhamentos que são realizados dentro dos subprojetos. Acredita-se, ainda, que é possível fazer com que a EaD possa se tornar mais que uma ferramenta de relacionamento e organização, ela é uma metodologia que deve e pode ser seguida, para que o processo de ensino-aprendizagem se concretize ainda mais. Finalmente, cada pibidiano pode contribuir com seu conhecimento individual – ou aquele que construiu no coletivo, às vezes dentro do próprio espaço da EaD - e acrescentar a vivência que nem sempre está no contato direto, constantemente buscada no caminho acadêmico, seja ela uma construção do conhecimento que anda pelos corredores do campi, pelas salas de aula ou nos generosos espaços das seculares bibliotecas.

Palavras-chave: Metodologia, Organização, Educação, Relacionamento

 

 


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