AS DIFERENTES APRENDIZAGENS VIVENCIADAS NO PIBID/UNISC

GRAZIELE Elisa Jacobs, Kesia Carina Voese, Carla Lavinia Rosa

Resumo


 

Este trabalho tem por finalidade apresentar os diferentes modos de organização interna e as aprendizagens que estão sendo construídas através da participação como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência, Pibid/Unisc. O Pibid tem como um dos seus pressupostos oportunizar situações que possibilitem aos seus bolsistas “comprometer-se com a melhoria dos processos de ensinar e aprender na escola básica, através da produção de processos teórico-metodológicos-metodológicos-didáticos inovadores”. Nesta perspectiva, estamos vivenciando um Programa com características inovadoras em sua própria apresentação. Sua estrutura contempla encontros presenciais: reuniões pedagógicas, capacitações, idas às escolas e atividades via EAD com uma programação que disponibiliza materiais instrucionais, textos usados para formação dos bolsistas participantes, uso do Blog para registro e socialização de práticas, comunicação de avisos importantes, tarefas e resultados obtidos na realização das atividades previstas nos roteiros de estudos. O uso de tecnologias como o EAD, permite a comunicação com os colegas bolsistas, professores das escolas participantes do Programa, coordenação Geral e coordenação do Subprojeto 1- Pedagogia. É também neste espaço que são postados os Roteiros de Estudos e os relatórios das atividades desenvolvidas, bem como a reflexão de todos os demais processos realizados. O Pibid/Unisc tem proporcionado a todos os bolsistas, capacitações que visam qualificar a formação acadêmica e, por conseguinte, a formação pessoal. Nesses momentos compartilhamos experiências e vivências do ambiente escolar e refletimos sobre os processos de aprendizagens. Hoje sabemos que, nossa formação tanto em sua dinâmica como em sua complexidade é demarcada por diferentes trajetórias formativas, por experiências pessoais/profissionais e também pelas diferentes interações que vivenciamos em nossa prática profissional. Nesse contexto, queremos destacar a importância da realização de nossas reuniões pedagógicas semanais, quando intensificamos os estudos, as reflexões e a proposição de novas atividades que são agregadas as ações desenvolvidas no ambiente escolar. É um espaço de integração entre as bolsistas, que permite relatar as experiências vividas nas escolas e trocar ideias sobre o processo de planejamento, visando sempre a qualificação da atuação/formação pedagógica. Acreditamos que ainda há muito para aprender nos espaços coletivos, que há muito o quê compartilhar, que as experiências construídas ao longo desta trajetória nos tornará mais capazes e sensíveis no campo profissional. Tem sido um privilégio sermos acadêmicas/bolsistas do Pibid, pois ao mesmo tempo em que nos relacionamos com as colegas de curso durante as aulas, temos a oportunidade de vivenciarmos inúmeros momentos com alunos e professores das escolas envolvidas, com colegas bolsistas de outras áreas de formação das licenciaturas, com professores de universitários formados em outros campos de saberes, fatos que enriquecem ainda mais a nossa formação inicial.

 

Palavras-chave: planejamento, formação, aprendizagens.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.