AS OFICINAS DE APRENDIZAGEM DO PIBID/UNISC E A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Charlene da Silva Freitas, Priscila Sampaio, Carla Lavinia Rosa

Resumo


 

As reflexões que apresentamos emergiram das atividades realizadas como bolsistas junto ao Programa Institucional de Iniciação à Docência Pibid/Unisc, na Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo Kliemann, no Subprojeto 1 – Pedagogia, coordenado pela professora Carla Lavínia Pacheco da Rosa. Depois de conhecermos o funcionamento da escola, partimos para discussão e planejamento de ações que possam nos fazer qualificar o processo de aprendizagem dos alunos e a nossa formação acadêmica em relação ao campo de atuação profissional. Neste momento estamos vivenciando a implementação das atividades do Laboratório de Aprendizagem através de Oficinas realizadas semanalmente na escola. As múltiplas possibilidades de aprendizagem, criadas no planejamento e execução das oficinas, têm contribuído para um trabalho com base na interdisciplinaridade e troca de saberes, que contribuem de forma direta para futuras práticas pedagógicas e para refletir sobre nossa formação docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Planejamos de modo coletivo as ações a serem realizadas com os alunos, tomando por base a sondagem individual, os conhecimentos construídos ao longo da formação acadêmica e as leituras oportunizadas desde o início do Pibid. Realizamos nossos planejamentos que têm como tema integrador a “Turma da Mônica”. A este tema relacionamos questões como amizade, respeito ao próximo e diferenças. Neste momento estamos trabalhando com nove alunos do 1° ano A, selecionados a partir dos resultados obtidos no diagnóstico que realizamos nos meses de abril e maio de 2011, com as turmas de 1° e 2° anos. Em nossas oficinas apresentamos nosso tema integrador, realizamos jogos com palavras, desenhos com o tema “amizade”, registramos a narrativa de cada criança, fazemos brincadeiras com massa de modelar e uma “Caça ao tesouro”, no dia do Estudante que foi comemorado na escola em um dia de festividades. A organização das oficinas é uma das melhores aprendizagens que estamos tendo, pois as mesmas são discutidas em nossas reuniões semanais, sempre com propostas novas de aprendizagens para os alunos. No segundo semestre deste ano, nosso envolvimento com o projeto será ainda maior, as escolas na figura de seus supervisores, têm se mobilizado intensamente na busca pela participação das crianças. Este trabalho está em andamento e falamos neste momento de resultados provisórios. Pensar a ação da prática em sala de aula proporciona para nossa experiência docente muitas aprendizagens, muito além do curto espaço de tempo que temos nos estágios, é uma inserção promissora que nos leva ainda mais ao conhecimento, pois como FREIRE (1996) nos diz, quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

Palavras-chave: planejamento, oficinas de aprendizagem, formação

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.