DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES DO PROJETO COPAME

LIEGE MAIARA KRUGER, SANDRA MARA MAYER

Resumo


Introdução: O Projeto COPAME faz parte de uma parceria entre a Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor e a Universidade de Santa Cruz do Sul. O projeto extensionista acontece desde 2010 e conta com a participação de professores dos cursos de Psicologia, Odontologia, Ciências Contábeis e Educação Física, que vem realizando um trabalho em cada área específica beneficiando os abrigados da instituição. Objetivo: O objetivo do estudo foi verificar o desenvolvimento motor e avaliar o perfil motor de crianças abrigadas na instituição COPAME de Santa Cruz do Sul, levando em consideração os alunos com vulnerabilidade social e verificando quais as áreas de maior déficit e a classificação geral do seu desenvolvimento motor. Metodologia: Foram utilizados os testes da Escala de Desenvolvimento Motor (ROSA NETO, 2002), aplicados em junho e julho de 2012. Participaram deste estudo 26 crianças, sendo meninos e meninas, com faixa etária entre 4 e 11 anos de idade, todos participantes do Projeto Copame. Os testes foram aplicados com auxílio do Kit EDM (Escala de Desenvolvimento Motor). Os aspectos avaliados foram Motricidade Fina; Motricidade Global; Equilíbrio; Esquema Corporal/Rapidez; Organização/Espacial e Linguagem/Organização Temporal. Principais Resultados: Ao analisarmos os participantes verificamos que dos 26 alunos, 24 estão com a idade motora geral inferior ou muito inferior do que o esperado para sua idade cronológica, e apenas 2240 apresentam igualdade e outros 2 apresentaram a idade motora geral maior que a sua idade cronológica. Ao analisarmos a motricidade fina percebemos que 20 estão abaixo da do esperado para a sua idade cronológica e apenas 6 crianças apresentam resultados superiores. No aspecto da Motricidade Global, verificou-se que 21 estão com os níveis inferiores ou muito inferiores para a sua idade, e apenas 5 estão com os índices acima do esperado. No aspecto equilíbrio, 5 estão com os índices acima da média, 1 está com o índice adequado para a idade e os outros 20 estão com os indicadores inferiores. No Esquema corporal/ rapidez, 6 crianças estão com os índices acima da média, e 20 crianças estão com os indicadores inferiores para sua idade. No aspecto da Organização Espacial, apenas 3 alunos dos testados atingiram margem acima da ideal, e os outros 23 alunos, apresentaram índice inferior ao esperado. O último aspecto a ser analisado, mas não menos importante Linguagem / Organização Temporal apresentou 21 crianças abaixo do esperado, 1 com níveis adequados para a idade e, 4 estão com índices acima do indicado.240 Uma visão ampla nos permite observar que a grande maioria dos alunos apresenta resultados inferiores aos indicadores esperados para sua idade cronológica. Conclusões do trabalho: Ao analisar os resultados temos certeza de que é necessária a continuação de aulas planejadas, pensando cada vez mais nas habilidades que cada aluno precisa desenvolver para melhorar ou reverter essa situação.240


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