MEMÓRIA, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E IDENTIDADES REGIONAIS: LEVANTAMENTO, DIAGNÓSTICO E DIVULGAÇÃO DO ACERVO DO CEDOC 226 UNISC

ADRIANO PANATIERI DOS SANTOS, EDUARDO FINGER, ELSA DA SILVA SOTT, THIAGO OLIVEIRA PETRY, JOSE MARTINHO RODRIGUES REMEDI

Resumo


A cidade e a região em que está situado o CEDOC - UNISC, e que gerou a maior parte da documentação, são protagonistas históricos dos processos de formação de uma das regiões de imigração europeia em finais do século XIX e inícios do século XX, tendo recebido sucessivas levas de imigrantes portugueses, alemães e italianos, além da presença da imigração forçada de escravos africanos. Em tempos nos quais a historiografia brasileira volta-se para as revisões do entendimento da formação identitária nacional, parece ser necessário o aprofundamento dos estudos históricos que nos ajudem a compreender profundamente as diferentes regiões de nossa formação territorial e o inter-relacionamento entre os diferentes grupos culturais nela presentes. Fazem parte do Acervo do CEDOC 226 UNISC, entre outros, o Fundo Colégio Mauá, um dos mais importantes repositórios de periódicos, documentos e fotografias da história de Santa Cruz do Sul; o Fundo UNISC, que reúne documentos, material de divulgação e fotografias da história da UNISC; e, o Fundo Pellanda, ampla e diversa documentação doada pela família Pellanda, que reúne documentos sobre a imigração, relatórios sobre a campanha de Nacionalização, livros de viajantes europeus, a coleção da Revista do Globo e livros raros. O projeto tem por objetivo geral pesquisar as formas de identificação, de inventário, de restauração, de conservação, de catalogação do acervo; e a criação de mecanismos de divulgação e de educação patrimonial, para preservação de uma importante massa documental histórica regional, junto ao Acervo do CEDOC-UNISC, visando atingir as comunidades acadêmica e regional em geral. Além dos objetivos específicos de extensão: construção, execução e manutenção do blog e do site do CEDOC 226 UNISC, que atendam aos projetos vinculados; concepção de programa de educação patrimonial com ações de sensibilização da comunidade para preservação da memória e da identidade regional; elaboração de material de divulgação e material didático do CEDOC 226 UNISC; planejamento da divulgação de campanha e ações de doação de documentos e objetos históricos para o Acervo do CEDOC 226 UNISC; planejamento e implementação de visitas guiadas e outras ações, que visam, principalmente, o público escolar e grupos focais da comunidade regional; organização de exposições temáticas itinerantes para serem levadas à escolas e associações comunitárias regionais. Metodologicamente, acredita-se, por um lado, na indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, e, por outro lado, na necessidade de aportes interdisciplinares. O projeto proposto pretende desenvolver suas atividades através de aportes teóricos e práticos de diferentes áreas no âmbito das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, mais especificamente, das áreas da história, comunicação social, ciências da informação e arquivística. As atividades de comunicação e extensão estarão interligadas e consonantes com as atividades de pesquisa desenvolvidas no projeto, não como meras esferas de divulgação de resultados, mas como partes do processo investigativo da formação da memória, das representações sociais e das identidades regionais. Somente através das ações extensionistas com a comunidade pode-se chegar ao sentido último de um arquivo histórico: alcançar a sua função social, que é a garantia do direito à cidadania, através da memória, história e cultura. As ações mais importantes desenvolvidas atualmente são a manutenção do atendimento aos pesquisadores e à comunidade regional.


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