O TERRITÓRIO DO POSSÍVEL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMUNITÁRIA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

LARISSA FERREIRA FAUST, ELISABETH GARCIA COSTA, ANA FLAVIA MARQUES

Resumo


Tendo como temáticas-base a educação sanitária, ambiental e patrimonial, o projeto atém-se ao desenvolvimento de atividades que vinculem meio ambiente, justiça ambiental, exercício da cidadania e desenvolvimento, a serem empreendidas junto às comunidades abrangidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento, atendidas pela UNISC através do Programa PAC-Social, quais sejam: Bom Jesus, Dona Carlota (loteamento Beckenkamp), Faxinal-Menino Deus, Margarida, Progresso, Santa Vitória e Rauber. Tais temáticas encontram-se no interstício entre as Ciências Ambientais e as Ciências Sociais, sendo que o conhecimento de seu significado no cotidiano das comunidades pode se converter em instrumento de desenvolvimento - no sentido mais amplo, conforme definido por Amartya Sen (2000): 221desenvolvimento como liberdade222, o que requer a remoção das fontes de privação da liberdade, tais como pobreza, carência de oportunidades econômicas e destituição social sistemática, negligência dos serviços públicos e interferência de estados repressivos. Adquirir ferramentas no campo do saber ambiental, conforme caracterizado por Leff (2003) capacita os indivíduos a operacionalizarem, em suas atividades cotidianas, conceitos abstratos como sustentabilidade social, econômica e ambiental; justiça ambiental, que implica na distribuição de danos e riscos ambientais; cidadania, cujo exercício pleno requer o desenvolvimento de um sentido de olhar para si e para os demais com responsabilidade e autoimagem positiva. No sentido de fortalecer as identidades culturais e promover o exercício da cidadania como forma de constituir lideranças capazes de uma visão crítica e do traçado de deliberações próprias sobre o seu meio ambiente próximo, o projeto adota como método e princípio a dialogicidade, tão presente nas falas de Paulo Freire, quando propõe a leitura do mundo próximo como ferramenta para a compreensão do mundo como um todo, do mundo de fronteiras ampliadas. Para alcançar seus objetivos o programa de realização do projeto contempla as seguintes etapas: 1) análise prévia dos diagnósticos das demandas sociais das comunidades na área ambiental (diagnósticos desenvolvidos nas etapas iniciais de implementação do Programa de Aceleração do Crescimento 226 PAC nas comunidades de Santa Cruz do Sul, com metodologia própria). O estudo e reflexão sobre os diagnósticos permitem conhecer a realidade ambiental dos bairros atingidos, identificando riscos e potencialidades; 2) promoção de assembleias e palestras temáticas que permitam o diálogo entre comunidade e universidade, bem como aquele dos membros de cada comunidade entre si, procurando desenvolver o sentido de pertencimento a uma realidade passível de transformação; transformação esta resultante da participação ativa de sujeitos que se entendam como cidadãos; 3) desenvolvimento de oficinas de formação para a comunidade e seus líderes. A partir das demandas socioambientais identificadas nos diagnósticos, assembleias e palestras, são oferecidas oficinas de formação, com discussões reflexivas unindo temas sociais e ambientais (os quais, por si próprios, apresentam características indissociáveis) além do desenvolvimento de atividades práticas, potencialmente transformadoras de hábitos e, no longo prazo, de realidades. O projeto encontra-se em andamento, e a conclusão deste primeiro momento deverá ocorrer em dezembro de 2012, quando acontecerá uma avaliação preliminar de seus resultados, sendo consultados líderes comunitários e comunidade.


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