EDITOR DE TEXTOS ACESSÍVEL PARA WEB

DANIELA DUARTE DA SILVA BAGATINI, JONATAS AREND TREPTOW

Resumo


Com o surgimento de sites e sistemas web, a internet tornou-se um importante mecanismo de aprendizado, porém, muitas vezes, os recursos disponibilizados na internet não são criados de maneira a serem acessíveis para todos. Existe um público diferenciado de pessoas com necessidades especiais que, muitas vezes, são excluídos ou sofrem dificuldades para desfrutarem desses recursos. A fim de minimizar essas dificuldades, é proposto o desenvolvimento de um Editor de Textos Acessível, desenvolvido com base nas Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.0), que possa ser utilizado por todos, facilmente integrado a diversos sistemas web e distribuído sem custos. Esse sistema está sendo elaborado juntamente com os responsáveis pelo projeto do Ambiente Virtual de Aprendizagem Eduquito, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa de Informática na Educação Especial (NIEE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Editor de Textos Acessível 226 que tem por fim interagir com ideias inovadoras e de cunho científico para o melhoramento da inclusão digital para todas as pessoas 226 será desenvolvido para ser usado via web e ser integrado ao ambiente virtual de aprendizagem Eduquito, proporcionando a colaboração entre os membros de um grupo, provendo tanto aspectos de cooperação, como comunicação e coordenação, e será disponibilizado na internet como software livre, para que possa ser integrado a qualquer sistema. Com essa definição foi efetuada uma pesquisa sobre acessibilidade e usabilidade para definir as necessidades do Editor, uma pesquisa detalhada sobre o Eduquito e alguns outros Ambientes Virtuais de Aprendizagem para conhecimento dos sistemas existentes e definir os requisitos que o Editor deve ter. Apesar de, hoje, a acessibilidade, tanto no meio físico como no meio virtual, ser garantida por lei, muitas páginas de internet ainda não foram adaptados para que se obtenha essa característica de acessibilidade. Acreditamos que, com a criação do Editor de Textos Acessível, será possível facilitar a inclusão digital de pessoas com necessidades especiais. Através dessa adaptação com relação à acessibilidade de websites e sistemas internet, haverá a possibilidade para que todos desfrutem e interajam com seu conteúdo. Com o Editor de Textos Acessível devidamente desenvolvido e integrado ao ambiente virtual de aprendizagem Eduquito, pretende-se oferecer um espaço interativo e de construção coletiva que contribua para um efetivo trabalho de suprir as necessidades levantas. Atualmente se dá muita ênfase ao "aprender a aprender", como uma resposta à descoberta de que, em um futuro próximo, aprender será uma atividade realizada no decorrer da vida inteira. As definições de trabalho e aprendizado estão se modificando e tornando-se mais próximas de todos. Assim, os ambientes de aprendizado se tornarão ferramentas de trabalho e de capacitação que proporcionarão o compartilhamento de informações e ideias entre usuários ativos, sendo eles pessoas com necessidades especiais ou não. 240Para tanto, é necessário que tenhamos a compreensão da importância da inclusão social, digital e cultural para todos, sem discriminações físicas, motoras ou psicológicas. A grande vitória é que estamos vivendo em um tempo em que todas as pessoas estão buscando aprendizagem a cada instante, um tempo em que cada vez mais todos estão cientes de suas potencialidades na construção dos conhecimentos que vão influenciar em suas vidas e na sociedade.


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