EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL PARA ALUNOS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

KARIN ALMA KRONBAUER, SANDRO NERO FALEIRO

Resumo


Este projeto trata de uma atividade de extensão com o principal objetivo de introduzir o tema da Educação Financeira Pessoal na Educação Básica do Vale do Taquari. Os objetivos específicos são: desenvolver nos alunos da Educação Básica o interesse pela Educação Financeira; difundir os conceitos básicos da Educação Financeira entre os alunos da Educação Básica; e estimular nos alunos da Educação Básica o uso dos instrumentos de gestão das finanças pessoais. Na primeira etapa, especificamente, a atividade está voltada para alunos do Ensino Médio. O referencial teórico aborda aspectos relacionados à finanças pessoais, em especial aos temas: receita, despesas, juros, poupança, investimentos, planejamento financeiro pessoal e familiar (Kiyosaki, 2004; Luquet, 2007; Halfeld, 2004). Segundo o filósofo Jacob Needleman o dinheiro exerce influência emocional profunda sobre quem somos e o que dizemos a nós mesmos sobre o que nunca temos. Nossa velha indisposição a entender os efeitos emocionais e espirituais do dinheiro sobre nós está no centro do porque acabamos por saber o valor de tudo e o valor de coisa nenhuma. O dinheiro tem tudo a ver com a busca de uma vida ideal, enquanto, ao mesmo tempo, está na raiz de nossas frustrações diárias (netsaber.com.br, 2008).As atividades consistirão de um Curso de Finanças Pessoais para cada escola. Nos cursos serão tratados temas como receita, despesas, investimentos, custo do dinheiro, planejamento financeiro pessoal, controle de despesas pessoais, orçamento e fluxo de caixa pessoal, juros nas compras e nos investimentos, armadilhas que corroem o orçamento familiar e dicas para cortar gastos. O projeto está organizado para realização de cursos nas escolas, para turmas de até 40 participantes. Os alunos que participarem do curso receberão certificado de extensão. 240As atividades serão realizadas nas dependências da escola, em data indicada pela mesma. Espera-se conseguir atender, no ano de 2012, pelo menos 25 escolas, correspondendo a aproximadamente 940 alunos. Até o momento já foram atendidos 682 alunos, em 17 escolas diferentes de 13 municípios da região. Outros cursos já estão sendo agendados para os meses de agosto e setembro. Os alunos devem concluir o curso demonstrando maior interesse pelo tema 223finanças pessoais224. Adicionalmente, devem obter conhecimentos básicos sobre receita, despesas, investimentos, juros, e planejamento financeiro pessoal e familiar. Além disso, devem se sentir estimulados a adotar instrumentos de gestão das finanças pessoais, como orçamento e fluxo de caixa pessoal e adesão ao consumo consciente.


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