DIMENSIONAMENTO DE SUSPENSÃO DE UM VEÍCULO BAJA

ANTONIO AMARO CRUZ DA ROSA, RONALDO CESAR TREMARIN

Resumo


O projeto Baja 226 Brasil 226 Petrobras é uma competição disputada entre IES - instituições de ensino superior mundialmente conhecida, onde os alunos podem aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Pensando nisso, a equipe Baja - Univates foi criada, sendo que o protótipo de veículo fora de estrada será projetado, construído e testado pelos alunos do curso de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação. 240Na competição organizada pela SAE - Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, o veículo será avaliado pelos juízes em provas estáticas e dinâmicas, exigindo o máximo da suspensão e outros sistemas mecânicos do veículo. Ao desenvolver esta atividade, buscou-se um assunto que tivesse ligação direta com o desempenho do veículo da Equipe240- Univates na competição organizada pela SAE. Desta forma o presente artigo tem o objetivo de escolher o melhor modelo de suspensão dianteira para a competição e solucionar um conjunto de equações a fim de obter a melhor localização para fixação dos braços da suspensão,240de acordo com o centro de rolagem do veículo. 240A suspensão mostrou-se complexa e dependente da configuração correta de uma série de parâmetros e funções matemáticas. Ao realizar a revisão bibliográfica, foi identificada a importância de cada parâmetro de regulagem da suspensão dianteira: a convergência, o cáster e o câmber e também verificou-se que a 240suspensão do veículo Baja - Univates deve atender a uma série de objetivos para ter um desempenho satisfatório: ser robusta, resistente e confortável,l permitir ajustes mecânicos, possuir um curso de suspensão apropriado e pouca variação de cambagem,240adequada convergência, 240e240 ângulo de cáster e câmber.240Na240análise do referencial teórico sobre os modelos de suspensão existentes e que atenderiam às exigências da competição, optou-se pela utilização do modelo duplo 223A224 que consiste em um braço superior e outro inferior que fazem a integração do chassi com a roda. Entre as vantagens do sistema, destaca-se a robustez, o curso útil longo, a pouca variação da cambagem. 240Além da possibilidade de ajustes mecânicos dos parâmetros da suspensão: convergência, cáster e câmber. 240O desenvolvimento da suspensão do veículo Baja - Univates foi complexo e através das análises das variáveis construtivas e de funções matemáticas pode-se calcular o melhor lugar no chassi para a fixação dos braços da suspensão e as melhores dimensões dos componentes da suspensão 240com ênfase na obtenção do menor centro de rolagem possível, garantindo um melhor contato do pneu do Baja com o solo e maior estabilidade do veículo.


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