METODOLOGIA DE CONTROLE FINANCEIRO DO PROJETO AERODESIGN

DEBORA ALINE GRASEL, DEISE OVERBECK, JULIO EDUARDO FORSTER, LETICIA DIESEL, FABRICIO ANTONIO EGERT

Resumo


Na Universidade de Santa Cruz do Sul existe um projeto de pesquisa e extensão chamado Kamikase Aerodesign, do qual participamos no controle financeiro. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento das funções de um cargo que até então não existia dentro do projeto. Este cargo esta incluído na área de apoio e consiste em fiscalizar as compras exigindo os recibos dos produtos adquiridos, além de monitorar o controle dos gastos, bem como monitorar os investimentos recebidos em forma de patrocínio. Essa área é muito importante para o andamento do projeto, especialmente por tratar de todos os custos da aeronave, de cada parte, e o tempo necessário para a construção da mesma. Para obter um maior controle financeiro do projeto, dentro de todos os seus processos de montagem, acabamentos, tempo, entre outros, utilizamos o software rq Money. Este software permite anexarmos valores, descrições de materiais, contas, categorias ou processos incluindo o fornecedor dos mesmos. Através destes dados, estabelecemos o custo exato de cada parte do avião e o tempo necessário para a sua construção. Com esses dados, o software nos permite construir gráficos sobre os custos de cada parte do avião, como, por exemplo, a asa, estruturas, trem de pouso, motor, geral, elétrica, ferramentas, e os custos totais do avião, com todas as devidas descrições. Analisando as partes do avião, percebemos que o240que gera mais gastos para a construção são as estruturas, sendo necessário nesta subcategoria atenção maior e um planejamento bem efetuado. Verificando o tempo utilizado para a construção de cada parte do avião, observamos que a fuselagem é a parte mais demorada para a construção, devido ao fato de ser uma das partes mais importantes do avião, requerendo240 assim maior atenção na sua construção. No gráfico, as partes foram classificadas de acordo com o tempo necessário para sua construção: Fuselagem: 10 dias; Empenagem: 5 dias; Boom: 5 dias; Trem de pouso/freios: 5 dias; Longarina: 3 dias; Asa: 2 dias. Totalizando assim 30 dias para a construção da aeronave. Como resultado, obtemos muita organização em nosso controle financeiro, pois com esta organização conseguimos evitar erros de controle financeiro. Este cargo é muito importante para a equipe, pois o caixa deve estar sempre bem organizado, com as devidas notas fiscais e dinheiro disponível para eventuais gastos. O projeto Kamikase Aerodesign nos possibilita, além de obter conhecimentos em Física, resistência de materiais, também aprimorar o nosso senso de240 trabalho em equipe, o que é indispensável atualmente, e conhecimentos na área de gestão.


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