GERENCIAMENTO DE MARKETING DE UMA AERONAVE NÃO TRIPULADA PARA COMPETIÇÃO

DEISE OVERBECK, LAIS CORREA PEIXOTO, LETICIA LAMPERT BORGES, LETICIA DIESEL, FABRICIO ANTONIO EGERT

Resumo


Trata-se da coordenação de marketing através do desenvolvimento de serviços à Equipe Kamikase de Aerodesign na qual promove o projeto de uma aeronave não tripulada radiocomandada para competição. Por sua vez, produzida por jovens universitários de Engenharia. A gerência constitui-se na elaboração de projetos de microlocalização em pontos de atendimento, merchandising, programas de publicidade e propaganda, check-in de patrocinadores e design de materiais posteriormente apresentados em mídias e eventos sociais. Desenvolve o estímulo de criatividade para atrair e facilitar o entendimento de um amplo e diverso público sobre partes técnicas. Divulga corretamente curiosidades e informações sobre rotina e avanços do projeto. O Marketing explora a capacidade de aprendizado sobre publicações internas e externas, como em textos com conteúdos claros e devidamente planejados. Exige visão direcionada para organização empresarial e comprometimento na execução de acesso a órgãos informativos. Podendo ser citadas como parte essencial neste cargo, as publicações em mídias de acesso público, ressaltam o cuidado com termos enfatizados, preservação de autorias presentes em fotografias, citações ou demais instrumentos utilizados. Sendo responsável pela mídia, escolhe-se atualizar diariamente as redes sociais populares, sendo algumas delas: Facebook, Blogger, Twitter e Orkut. A cada ano ocorre atualização de banner, bandeira, camiseta oficial e usual, adesivagem nos logos para a nova aeronave, manuais de treinamentos, site da Equipe, canal de vídeos no Youtube e processamento de patrocínios ativos ou passivos. Necessita-se possuir bom relacionamento profissional baseado em respeito e comunicação. É feito contato via e-mail ou telefone com revistas e jornais para divulgarem e apoiarem o projeto com o intuito de despertar mais pessoas que tenham conhecimento sobre o AeroDesign realizado pela Kamikase. Na execução de folder, banner e logos, é utilizado o software CorelDRAW x6 Graphics, possibilitando criações dinâmicas e com qualidade de formatos e dimensões. Guardam-se todas as informações sobre cores, traços ou fontes, em um manual de estilo ou planilha que confirme e arquive os objetos escolhidos. Outros programas utilizados para organização e preparos de materiais são: Microsoft Office Starter (Excel, Word, PowerPoint, Picture Manager), PicMonkey e Corel PhotoPaint. Vídeos feitos em testes de voos, eventos, ou outros que possuam relação com os trabalhos realizados pela Equipe são armazenados em pastas e após expostos no canal próprio no site do Youtube. No decorrer do ano são traçadas estratégias de disseminação das ações a serem executadas e eventos dentro do meio empresarial ou acadêmico, visando ao preparo para a competição de AeroDesign realizada pela SAE Brasil 226 Society of Automotive Engineers (Sociedade de Engenheiros Automotivos). Portanto torna-se visível a importância de um Gerente de Marketing em uma empresa, projeto ou demais denominações, pois consegue abrir caminhos e expandir possibilidades.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.