PROCESSOS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS DE UMA AERONAVE RÁDIO CONTROLADA

JULIO EDUARDO FORSTER, RODRIGO STRUCK DA ROSA, ROGER RICARDO RACHOR, FLAVIO THIER, FABRICIO ANTONIO EGERT

Resumo


O presente trabalho mostra os estudos de processos e técnicas utilizados para a construção de uma aeronave rádio controlada para a competição SAE Brasil Aerodesign240 e que deve atender aos requisitos e restrições do regulamento, tendo como objetivo240 aprimorar a eficiência estrutural da aeronave, organização e padronização da construção, sempre visando diminuir seu peso final. Para obter bons resultados foi necessário a utilização de materiais leves e resistentes, um processo adequado e boas técnicas construtivas. A aeronave é constituída, basicamente, por fibra de carbono unidirecional e bidirecional, alumínio 7075-T6, divinycell H60, resina epóxy e madeira balsa. Ainda foram inseridos alguns materiais novos no projeto, como o revestimento de manokote para oracover. Este ano240 para o formato da asa foi feito um estudo sobre outras asas utilizadas nos anos anteriores e se chegou à conclusão de que seria usada uma do tipo semi-trapezoidalcom perfil selig 1223; na empenagem foi utilizado240 o divinycell H60, com madeira balsa, revestido com oracover, o que garante uma asa sem arestas e sem arrasto, um bom acabamento superficial atendendo à resistência necessária dos componentes, garantindo leveza e boa eficiência estrutural. A construção da aeronave, durante esse ano, foi iniciada pela confecção de uma chapa laminada com sanduíche de carbono e madeira balsa, com matriz epóxy, necessárias para cada parte da mesma como: asa,240 fuselagem e tail boom. Na longarina da asa utilizamos carbono bidirecional por resistir mais aos esforços aplicados pela sustentação durante um voo; na fuselagem utilizamos o carbono unidirecional; e no tail boom usou-se também o carbono bidirecional. Após tudo laminado a vácuo, levamos estas chapas, juntamente com a madeira balsa e o divinycell H60 para a empresa MATRYX. No corte a laser, já foi previsto peças a serem usinadas com encaixe para serem montadas rapidamente na construção. Após os perfis serem cortados a laser, se fez um gabarito para a asa em escala real para posicionar todos os componentes da asa, sendo fixadas com cola araldite. O bordo de ataque foi feito de madeira balsa umedecida para ganhar o formato do perfil e o borde de fuga foi colado sobre o perfil e, após,240 revestido com oracover. A fuselagem, depois de ter as chapas cortadas, foi encaixada uma na outra, tomando a forma final. As junções foram feitas com carbono e resina epóxy,240 após revestidas com oracover. A bequilha, o trem de pouso e as rodas foram usinados na OVERMAQ em alumínio 7076-T6. Nas empenagens foram utilizados os perfis em divinycell H60, unidos por uma longarina de carbono de 10 mm de diâmetro; bordo de ataque e de fuga em madeira balsa, coladas com cola araldite. E foram ligados ao estabilizador horizontal com alumínio 7076-T6 usinadas nos laboratórios da UNISC, juntamente com um responsável pelo laboratório utilizado. Neste ano também foi implantado um sistema de freio para reduzir o espaço do pouso,240constituído por duas chapas de fibra de carbono com um came de alumínio, acionadas por um servo. 240Com isso concluímos que a pesquisa e estudo de materiais e processos de construção, garantiram boa eficiência estrutural, de menos peso e acabamento estético, dando leveza e proporcionando um bom desempenho à aeronave pela relação peso/desempenho, eficiência estrutural e a organização de trabalho aumentando o nível de segurança do avião Kamikase 2012, comparado com anos anteriores.


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