COMPONENTES E CIRCUITOS ELÉTRICOS DE UMA AERONAVE NÃO TRIPULADA PARA COMPETIÇÃO

AUGUSTO HENRIQUE GOMBAR OLIVEIRA, LUIS HENRIQUE CARDOSO DE FREITAS, MATHEUS BUENO DA ROSA, JORGE ANDRE RIBAS MORAES, FABRICIO ANTONIO EGERT

Resumo


Como uma extensão do desenvolvimento dos estudos realizados referentes à parte elétrica da aeronave, foram feitas pesquisas e testes de bancadas com a intuição de obter melhores componentes para um melhor desempenho de comandos, levando em consideração o aumento de torque e velocidade sobre a influência do peso. Quanto aos servos, principais ferramentas de controle e manobrabilidade da aeronave, utiliza-se 5 Mini Servos Futaba S9650 com torque de 3.6 kg/cm, velocidade de resposta de 0.14 sec / 60°, com voltagem de 4,8, engrenagens de nylon e peso de aproximadamente 26 gramas. Direciona-se sua função de comandos para bequilha, ailerons, freio e profundor. A bequilha possui a função de garantir o alinhamento e o direcionamento em pista da aeronave para realizar as operações de decolagem e pouso e seu respectivo servo sofre, além do peso da aeronave, as forças de atrito causadas pelo asfalto. O profundor tem a função de movimentar a aeronave sobre seu eixo lateral, assim, seu servo sofre esforços por consequência da área de comando, de subida e descida, e pelo fato de condições variáveis de vento, se encontra em constante movimento. Os ailerons movimentam a aeronave em seu eixo longitudinal e seus servos são responsáveis pelo movimento de rolagem, que vem a ser o movimento que a aeronave faz em torno do seu eixo longitudinal, ou seja, inclinação lateral tanto para esquerda como para direita e seus comandos são localizados nas extremidades da asa, atuando em sentido oposto. Ainda se usa 3 Micro Servos EMAX ES08D Digital com um torque de 2,0 kg/cm e peso de 8,5 gramas, onde 2 dos respectivos mini servos podem ser encontrados no leme, que trabalha de forma direcional e é um importante meio de controle. Seu movimento ocasiona um momento de guinada, variando a posição da aeronave em seu eixo vertical, e o outro se encontra no acelerador pelo fato de não ser necessário um torque relativamente forte, assim, diminuindo o peso elétrico da aeronave. São utilizados extensores para a ligação dos componentes elétricos ao receptor, que também foram testados em bancadas para analise de tensão. O rádio controle modelo Futaba 7-Channel 2.4GHz System 2.4 Ghz, possui 7 canais e um sistema com eliminação de interferências, variando a frequência de operação, representando maior segurança para a competição. Para gerar mais confiabilidade, foram realizados testes para constatar: a demanda elétrica máxima, a corrente drenada, a carga necessária para tempo de voo de uma bateria, a perda de tensão por número de extensores de condutores, além de um diagrama elétrico que demonstra as áreas de comando, os locais de passagem dos condutores, a localização dos componentes elétricos e suas respectivas ligações. Com os estudos, busca por novas ideias, pesquisas bibliográficas e virtuais, testes e bancadas realizadas, pôde-se melhorar o desempenho de comandos e componentes elétricos da aeronave, além de240 proporcionar maior confiabilidade elétrica para aeronave. Desta forma, os objetivos de desenvolvimento e melhorias foram concluídos com sucesso pela equipe Kamikase.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.