APRENDENDO COM A PESQUISA

FERNANDA CAROLINE ALVES MARTINS, MARCELA GUIMARÃES E SILVA

Resumo


Quando se adentra em qualquer área de estudo, como a Comunicação Social, logo ocorre 240o contato direto com a leitura, a interpretação de textos e a pesquisa. Contato esse que cada vez mais se torna intenso e rotineiro, porém muitas vezes a linguagem utilizada pelos autores dificulta a interpretação e a absorção do conteúdo proposto para muitos alunos ingressantes na universidade. Esses obstáculos, de imediato remetem à possibilidade de socializar esse conteúdo, através de uma linguagem mais simples. Portanto, por que não pensar uma estratégia, ação ou material didático que possa ao mesmo tempo ensinar e apresentar o campo da pesquisa como um caminho para a aprendizagem? Ainda em fase de construção para auxiliar os acadêmicos ingressantes do curso de Comunicação Social, o Caderno Didático Digital (CDD) é um projeto desenvolvido com apoio do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA 2012) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), envolvendo alunos das disciplinas de Teoria da Comunicação e Teoria e Método da Pesquisa em Comunicação do curso de Relações Públicas. Desta forma, essa proposição faz uso de pesquisa bibliográfica minuciosa sobre as principais obras, autores e teorias da comunicação, tanto para subsidiar a construção do CDD, como para tornar-se uma prática dos alunos desde o ingresso na universidade. Essa etapa vem demonstrando que as teorias da comunicação podem ser sistematizadas de forma cronológica, por autores, correntes teóricas, por sua implicação no processo comunicativo e nos meios de comunicação, e ainda pela relação estabelecida entre emissor e receptor. Além disso, a pesquisa demonstrou que a compreensão das Teorias da Comunicação abrange todo um processo histórico-social e cultural da humanidade, juntamente à evolução da comunicação. Porém, antes de adentrar nestes méritos, é necessário construir uma base teórico-explicativa de conceitos importantes para a compreensão do que é a comunicação em sua essência, sua história, origem, para então abordar cada uma das teorias da comunicação, que são fundamentais para compreender como os processos comunicativos e os meios de comunicação influenciaram a sociedade e seu desenvolvimento em diversos âmbitos (histórico-sociais, culturais, políticos) e como ainda influenciam contemporaneamente. O processo de construção do CDD tem demonstrado que o contato com as obras teóricas clássicas da comunicação apontam para a importância de se ter uma base sólida e teórica a respeito do que é a Comunicação Social, constituindo um espaço de pesquisa e de aprendizagem pelo processo de leitura, interpretação e construção dos conteúdos. Além disso, o trabalho em equipe, a discussões de ideias, orientações e sugestões trazem maior convicção de que o conhecimento pode ser compartilhado e envolver os acadêmicos no processo de construção de novas ações de ensino. Ainda a experiência e contato com a pesquisa através da construção do CDD possibilitam a socialização do conhecimento e o acesso a conteúdos necessários para a formação, não só nas disciplinas diretamente envolvidas, mas em qualquer outra, e aponta para a importância desse tipo de iniciativa na qual a pesquisa torna-se uma aliada das práticas de ensino.


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