PROJETO VIVÊNCIAS COMUNITÁRIAS REALIZA AÇÕES COM ADOLESCENTES

JULIANE GLASHORESTER SOARES, LAURA GOMES DA SILVA, ALEXANDRE DAVI BORGES, MARIA HELENA LERSCH

Resumo


Neste artigo apresentaremos o Projeto Vivências Comunitárias: comunicação, representação e pertencimento. O Projeto Vivências Comunitárias é um programa de extensão voltado para os bairros populares - urbanos e rurais - promovendo a integração e a valorização entre comunidades e estudantes, consolidado por meio do desenvolvimento de ações com jovens e adultos das comunidades. Dentro do Projeto Vivências Comunitárias são desenvolvidos os projetos Retratos da Vida e o Telejornal JoBe. O projeto Retratos da Vida trabalha com a visão do jovem em relação ao bairro, usando como ferramenta a fotografia. Iniciou em 2008 e é desenvolvido nos bairros Rauber e Linha Nova, em parceria com as escolas municipais José Leopoldo Rauber e Félix Hoppe. No final de cada ano é realizada uma exposição, buscando valorizar o trabalho desenvolvido durante os encontros. O Telejornal JoBe foi criado em 2010 e é realizado nos bairros Beckenkamp e Dona Carlota e os encontros ocorrem no Cras e na Unisc. O Telejornal JoBe tem três edições lançadas e busca conhecer a própria realidade e aproximar os moradores dos bairros com a universidade. 240A oficina de Telejornalismo busca passar para seus participantes o ponto de vista de um jornalismo neutro, no qual a opinião que importa é a do entrevistado, não a do jornalista. Estruturado em dois blocos e um intervalo comercial, o JoBe possui conteúdo feito integralmente por seus participantes. Os quadros do telejornal buscam mostrar os próprios moradores do bairro e as suas atividades, sendo: Notícias do Bairro; Dicas de Saúde; Previsão do Tempo; Projetos do Bairro; História de Família; Talentos do Bairro; Esta é minha escola; e Entrevista com morador. No primeiro ano do projeto os universitários que participaram foram todos voluntários. Atualmente, cada edição do JoBe é temática e a primeira edição deste ano abordará o cinema e a televisão. Ambos os projetos são desenvolvidos semanalmente na periferia de Santa Cruz do Sul. Este sentido se aproxima do que apregoa Maria Luiza Guarnieri Atik (p.11), quando afirma que a palavra 223Extensão224 nos leva a pensar, num primeiro momento, no ato se estender o braço a alguém; num outro momento, de realizar uma troca de conhecimentos e de aprendizagem entre a Instituição e a comunidade. Assim, a Extensão pode ser definida como, um processo educativo que envolve ações de caráter cientifico, cultural e artístico, voltadas para a integração da instituição universitária, possibilitando, assim, uma efetiva participação da universidade na sociedade, reconhecendo em ambas, possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento do saber popular e científico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.