EDUCAÇÃO E MÍDIA TELEVISIVA: AMBIENTE DE INCLUSÃO SOCIAL E DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS CIDADÃOS E SUAS IMPLICAÇÕES AO PÚBLICO INFANTO JUVENIL

ANA PAULA ARRIEIRA SIMOES, LIRIA ANA RAMOS DUARTE, ROSANE TERESINHA CARVALHO PORTO

Resumo


Muito se têm discutido nos espaços acadêmicos sobre o papel da família, da escola, da sociedade e do Estado na educação de formação integral das crianças e adolescentes no Brasil. Portanto, em meio a tudo isso, se analisou o assunto mais abordado e polêmico dos últimos tempos: a inclusão da mídia televisiva e dos espaços virtuais propiciados pela INTERNET, como algo extremamente ligado com a nossa rotina diária. Ocorre que se repensarmos o envolvimento desses atores sociais ligados principalmente pelo princípio da solidariedade e da cooperação, no atual momento, o cenário social leva, de imediato, o conhecimento para desconstituir os conceitos já pré-estabelecidos de modernidade, sociedade, instituição e sujeitos para, logo depois, analisar a comunicação e interligação realizada entre estes espaços observando, primeiramente, se efetivamente a educação e a mídia televisiva são ambientes relacionados à inclusão social, independentemente das consequências de posições negativas que podem também acompanhar essa relação.240 A maior preocupação se encontra focada no processo alienante e de consumo que os meios de comunicação podem ocasionar na formação das crianças e dos adolescentes, especialmente a televisão, que atualmente é acessível a todas as classes da população, induzindo e desrespeitando os princípios constitucionais estatutários, que ali são contemplados pela teoria da proteção integral a todos. As crianças e adolescentes, devido a grande condição de sujeitos em desenvolvimento psicossocial, são vulneráveis sociais, devendo ser protegidos indistintamente pelo Estado Democrático de Direito. Baseado nestas premissas essenciais desenvolvidas que se enquadram no objetivo deste artigo está em análise, especialmente, a relação dual e de comunicação da educação e da mídia televisiva, juntamente com os demais atores sociais, envolvidos no processo de formação integral da criança e do adolescente na sociedade de consumo que a cada dia que passa se fortalece mais nesta sociedade em que vivemos. Partindo de ponderações a respeito da sociedade na visão do sociólogo Alain Touraine, destaca-se que o mencionado artigo está em andamento, portanto, não se tem ainda, os resultados finais referentes a esta pesquisa. Este trabalho foi realizado com o auxílio do método dedutivo e do procedimento histórico-crítico e tem relação com o trabalho desenvolvido no projeto de extensão, financiado pelo PAPEDS, 223O Direito vai à escola: consumo x educação para cidadania de crianças e adolescentes224.


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