A PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS INSERIDOS EM UM PROJETO EXTENSÃO

ANA LUISA TEIXEIRA DE MENEZES, ESTELA MARIS GASSEN GONCALVES, KARINI WILKE PENS

Resumo


Introdução:Ao considerar que as atividades de extensão na universidade são fundamentais para complementar o desenvolvimento profissional e pessoal dos acadêmicos de qualquer curso, surgiu a motivação para a realização da pesquisa:223Percepção dos sujeitos inseridos no Projeto de Extensão realizado na COPAME224. O Projeto de Extensão, realizado na Associação Pró Amparo do Menor- COPAME, teve início em agosto de 2010 com um trabalho multiprofissional que conta240240com a participação de docentes e bolsistas dos cursos de Odontologia, Psicologia, Ciências Contábeis e Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul 226 RS. Por tratar-se de um espaço que abriga crianças em situação de vulnerabilidade social e considerando a saúde em seus aspectos biopsicossociais, busca-se através de uma equipe multidisciplinar promover ações de bem-estar a todos os membros da instituição.Objetivos: Este trabalho pretende investigar as principais contribuições/mudanças realizadas e/ou sentidas pelos sujeitos inseridos no Projeto de Extensão realizado na Instituição com objetivo de proporcionar subsídios teóricos que conduzam a maior efetividade do projeto e maior aprimoramento na formação acadêmica.Metodologia:A pesquisa, exploratória e descritiva de cunho qualitativo com complementação de dados quantitativos, tem como integrantes 21 sujeitos, que realizam atividades no Projeto de Extensão, sendo sete monitores acadêmicos atuando entre 10 e 20 horas semanais, que são supervisionados por seis orientadores da mesma Universidade, que dedicam entre 2 e 9 horas ao Projeto. Ainda participam do estudo oito trabalhadores da COPAME que operam nas áreas da Psicologia, Serviço Social,Enfermagem, Nutrição, Encarregado em Administração, Supervisor Administrativo, Supervisora e Recepcionista, com cargas horárias diversas. O instrumento contempla 14 perguntas, divididas em seis categorias: Identificação do participante e tempo de atuação no projeto, definição de extensão, superação das dificuldades,indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão-trabalho, desenvolvimento pessoal/profissional e interação da equipe na extensão.Conclusão:Os sujeitos, munidos de informações relevantes, poderão verificar o real impacto que o Projeto de Extensão realizado na COPAME tem sobre monitores, acadêmicos e orientadores da Universidade de Santa Cruz do Sul, bem como sobre os trabalhadores da Instituição envolvida, assim como avaliar seu crescimento pessoal/profissional/trabalho por estar envolvido em um Projeto de Extensão como este.


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