CADERNO DIDÁTICO DIGITAL DE TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

CAROLINA R. DE CAMPOS, MARCELA GUIMARÃES E SILVA

Resumo


O Caderno Didático Digital de Teorias da Comunicação é um projeto de ensino que está em fase de execução, sendo vinculado ao curso de Relações Públicas com ênfase em produção cultural da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus São Borja e é financiado pelo Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA) da instituição, envolvendo, desta forma, professores e alunos do curso. Essa proposta se justifica devido à importância da compreensão dos processos comunicativos e dos efeitos dos meios de comunicação de massa na sociedade moderna, conteúdos trabalhados na disciplina de Teorias da Comunicação, que compõe a matriz curricular do curso de Relações Públicas da UNIPAMPA, desde o ingresso do aluno no curso. No entanto, pelo componente curricular a ser trabalhando logo no primeiro semestre, muitos alunos encontram dificuldade para compreender as teorias propostas por diversos fatores, dentre eles a complexidade e quantidade de conteúdo, pela linguagem empregada pelos autores clássicos etc.; o que aos poucos vai gerando uma certa resistência em alguns acadêmicos em estudar tais conteúdos. Diante disso, o Caderno Didático Digital está sendo produzido com o intuito de despertar o interesse dos alunos, fazendo com que eles participem da sua construção e transformem esse material em um apoio complementar para auxiliá-los futuramente. Além disso, esse projeto envolve os alunos da disciplina de Teoria e Método da Pesquisa em Comunicação do curso Relações Públicas que são responsáveis por formatar os textos produzidos pelos alunos de Teorias da Comunicação de acordo com as normas científicas e adequar a linguagem ao público para o qual se direciona esse material didático. Dessa forma, esse projeto tem como objetivo principal a criação de um material didático de apoio em formato digital com linguagem simples para facilitar a compreensão das Teorias da Comunicação. Além disso, esse projeto visa aplicar as normas do trabalho científico em todas as etapas de sua produção (pesquisa bibliográfica), promovendo assim a integração entre os alunos das disciplinas de Teorias da Comunicação e Teoria de Método da Pesquisa em Comunicação. Por fim, a partir dessa experiência, busca-se construir um projeto-piloto para as publicações do curso de Relações Públicas com a participação de estudantes e professores. Como metodologia, além da pesquisa bibliográfica, são desenvolvidas leituras orientadas e feita a produção textual que irá compor o conteúdo do material didático. Mesmo240 em fase de construção, essa proposta tem oportunizado a revisão da literatura e a ampliação240do conhecimento sobre as Teorias da Comunicação entre os alunos do curso; além de fomentar a prática interdisciplinar e as discussões em grupo, promovendo a integração entre alunos e conteúdos de diferentes componentes curriculares. Considerando que apenas parte dos trabalhos foram desenvolvidos pode-se observar que a estratégia de ensino poderá ser adotada em outras disciplinas com vistas a auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, principalmente nas disciplinas que exigem uma maior carga de leitura e compreensão de teorias e conceitos da comunicação e das relações públicas.


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