EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DO TEATRO

IVONNE MARIA GASSEN, CASSIA LUTIANE MORAES GOULART, DAIANE DE BARROS LOPES, GABRIEL MEURER, JEFERSON LINHARES TEIXEIRA, KELI PEREIRA SOARES

Resumo


Muitas vezes o ensino de conceitos matemáticos aos olhos dos alunos se configura de forma abstrata, ou seja, eles se sentem incapazes de estabelecer associações entre a Matemática de sala de aula e a matemática existente em seu cotidiano. Nesse enfoque, surge como pressuposto de uma associação possível o teatro. O aluno pode encontrar através da observação de uma peça teatral, espaço para construir suas próprias percepções a respeito do espetáculo, de forma a construir ligações entre a manifestação artística e aspectos cotidianos. Tornando o educador responsável por fornecer elementos que motivem o indivíduo durante o estabelecimento de relações, para que este tenha uma aprendizagem significativa. Se o desenvolvimento do pensamento lógico se complementa através da criatividade, da liberdade e da autonomia de pensamento de cada aluno, tem-se o teatro como um maior espaço que proporciona aos seus apreciadores todos os elementos complementares ao pensamento lógico. A linguagem teatral nos oferece possibilidades quando não nos tornamos apenas meros expectadores, mas observamos e apreciamos a arte em todo seu contexto, podendo ela oferecer fundamentos em toda e qualquer área do conhecimento de maneira interdisciplinar. Sobre esse pressuposto, de desenvolver a aprendizagem de conceitos matemáticos, através da apreciação de um espetáculo teatral, proposto pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Santa Cruz do Sul (PIBID/ UNISC), foi elaborado um 223plano de desenvolvimento de atividades224. As atividades desenvolvidas consistiam na apreciação da peça teatral 223Maria Minhoca224 por todos os educandos que integram as instituições públicas de240Santa Cruz do Sul,240beneficiadas pelo PIBID. Após esse primeiro momento, partiu-se para o estabelecimento de ligações entre o teatro e conceitos matemáticos nas escolas, através de oficinas pedagógicas e monitorias em sala de aula. A metodologia partiu do processo de reconhecimento e estudo de elementos do cenário onde houve a dramatização do teatro, tendo como base conceitos de geometria plana e geometria espacial, transmitindo uma matemática interessante e curiosa. As relações possíveis entre os conteúdos curriculares e o espetáculo teatral fomenta a transcendência de um mero conhecimento de sala de aula. Esta é uma busca construtiva e reflexiva de conhecimento que não seja apenas informativo, mas formativo, que forma e transforma o aluno em um ser criativo, crítico, autônomo e corresponsável por sua aprendizagem. Portanto, com esta experiência, ficaram claros os pontos positivos de uma metodologia diferenciada, aproximando professor e aluno e vice-versa, transmitindo valores para a constante formação dos indivíduos e de suas concepções de mundo.


240


Palavras chave: Matemática- Teatro- Metodologias de ensino


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.