A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE X ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS GEOGRÁFICAS

MARCELO TATSCH, ERNESTO LUIZ ALVES

Resumo


O projeto de ensino, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), está intitulado como Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UNISC) e, desde a sua fundação, em 2010, tem como objetivo principal a aproximação da instituição formadora com a realidade escolar da educação básica, podendo, assim, promover um compartilhamento de experiências entre ambos os agentes educacionais. Para a execução de minhas atividades no projeto foram estipuladas, no mínimo, 12 horas/semana, sendo que, na condição de bolsista graduando em Geografia, distribuo essa carga horária para estudar/planejar as atividades que, posteriormente, são desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Froelich, 223Polivalente224, e, também, para a fundamental participação em reuniões/discussões, que são constituídas por todos os bolsistas dos cursos de Geografia, História e Filosofia, juntamente com o coordenador de área. As atividades referentes ao projeto são realizadas no ambiente escolar, na modalidade intervenção, que se configura na realização das atividades em sala de aula, sempre acompanhando, rigorosamente, o conteúdo programático do professor titular. Cabe a mim preparar materiais facilitadores, ou seja, de natureza prática, para a compreensão dos conteúdos abordados 226 Urbanização, Industrialização e suas transformações no espaço geográfico; Migrações populacionais e suas classificações; Demografia e seus conceitos, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fundação de Economia e Estatística (FEE/RS), entre outras referências de suma importância para a pesquisa geográfica;240 Teorias populacionais e suas vertentes político-religiosas) 226, utilizando inúmeros recursos didáticos, tais como: vídeos de documentários, o filme 223Morte e Vida Severina224 de João Cabral de Melo Neto, imagens de satélite, mapas/cartas topográficas, globo terrestre, tabelas e gráficos estatísticos. Essas intervenções são aplicadas em 3 turmas de 2º ano do Ensino Médio que totalizam 91 alunos. A partir da metodologia de trabalho adotada, podemos destacar como principal resultado, a significativa evolução no momento de solicitação da síntese do conteúdo aos alunos, atendendo perfeitamente aos objetivos da aula. Essa evolução tem como fator primordial a mobilização e o desenvolvimento do conteúdo, feitos de forma relacional. Podemos concluir que a valiosa oportunidade em ser bolsista desse projeto de ensino impulsiona com extremo vigor o profissionalismo e a criticidade do futuro professor, que, antes mesmo de ingressar nos estágios curriculares de seu curso, já pode desvendar toda a dinâmica escolar, pois, em um passado histórico, os acadêmicos de cursos de licenciatura eram defrontados com o ambiente escolar somente nas etapas avaliativas de seus estágios curriculares.


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