AÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR NO PLANEJAMENTO DO PROFESOR

FELIPE GUSTSACK, DANIELE ELIS STOECKEL

Resumo


O estudo que apresentamos está constituído por um conjunto de reflexões sobre a prática do Supervisor Escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental Tenente José Jerônimo Mesquita, do Município de Vera Cruz - RS. A opção por desenvolver esse estudo decorre da existência de uma grande variedade de concepções e práticas de planejamento entre os professores, o que dificulta, muitas vezes, avaliar a funcionalidade e a eficácia desses planejamentos, situando-se aí a importância da ação do Supervisor. Considerando isso, procuramos verificar perspectivas teóricas e práticas que ressaltam a importância da ação do supervisor na escola, observando, mais especificamente, as repercussões de suas ações no cotidiano da sala de aula, bem como no processo de planejamento e desenvolvimento da escola. Outro objetivo foi explicitar como é realizado o trabalho do supervisor em sua relação direta com o planejamento do professor, procurando, assim, dimensionar sua participação como mediador e profissional da área nas atividades pedagógicas. A metodologia com a qual trabalhamos foi de cunho qualitativo e do tipo descritivo, envolvendo saída de campo, pesquisa bibliográfica e documental. Os dados do campo empírico foram gerados a partir de um questionário com perguntas abertas, respondidas pelo supervisor e por um professor, além de algumas observações em quatro salas de aula. Já os documentos pesquisados foram o regimento escolar, o plano de estudo, a proposta pedagógica e os planos de aula de quatro professores. Tomando por base alguns teóricos como Alarcão (1996), Vasconcellos (1995; 2000; 2009), Grinspun (2003), Andrade (1976), Gandin (1983), entendemos que a ação de planejar implica pensar com foco, com objetivo, apresentando, de forma clara e sucinta, possíveis fazeres e atividades que nos permitam desenvolver algum trabalho e/ou compreensão de algo. Nesse sentido, vale salientar que, para o planejamento educacional, o aluno é o principal sujeito da ação, e é critério concreto e absoluto proporcionar a ele um espaço de aprendizagem. Os resultados indicam que a escola participante desta pesquisa possui momentos de planejamento coletivo, que o trabalho desenvolvido pelo supervisor é importante, significativo e necessário no âmbito educacional, no sentido de levar a si mesmo e aos demais profissionais a (re)pensarem e modificarem as práticas pedagógicas, tornando o ensinar e o aprender um processo mais prazeroso, dinâmico e interessante para todos os envolvidos nessa atividade. Além disso, ao término deste estudo, foi possível discutir alternativas de mudanças quanto às ações supervisoras junto aos docentes, visando transformar e qualificar as práticas pedagógicas, atribuindo-lhes sentidos outros que as tornam mais coerentes com as necessidades dos sujeitos, levando-os a trabalhar mais com projetos pensados e articulados no coletivo.


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