PIBID UNISC APOIA RÁDIO NA ESCOLA
Resumo
Observa-se, atualmente, no Brasil, um significativo crescimento de estudos e experiências que comprovam o quanto a tecnologia e a educação podem auxiliar nos processos de transformação social. Esse pressuposto sugere que a escola se apresente como referencial na apropriação de informações e na produção de conhecimento de maneira cooperativa. Considerando que os conhecimentos não se constroem de forma isolada, o cidadão se desenvolve através do relacionamento do indivíduo com o mundo e com as pessoas. Articulando essa possibilidade, desenvolveu-se o presente trabalho, que trata das atividades de acompanhamento e apoio realizados pelo bolsista do PIBID, do Subprojeto 2, junto ao projeto RÁDIO SÃO CANÍSIO, criado em setembro de 2010 e, atualmente, sob responsabilidade de professora titular da escola. A Rádio conta com a participação voluntária de alunos e desenvolve-se na própria escola, localizada no município de Santa Cruz do Sul/RS. Com encontros nas tardes de quarta-feira, para definir pautas e tópicos a serem trabalhados, os alunos apresentam a programação nos horários do intervalo, com músicas, anúncios, notícias e entrevistas. Esse projeto objetiva dar 223voz e vez224 à comunidade escolar; desenvolver o imaginário dos jovens através de recursos de baixo custo para a escola; proporcionar um clima motivacional e de integração escolar, além melhorar a autoestima e a comunicação dos alunos envolvidos, apresentando-lhes uma alternativa de atuação profissional. A metodologia envolveu a construção do conhecimento através da relação entre as atividades da professora responsável, a atuação dos alunos envolvidos e a contribuição do bolsista. Essa contribuição se deu através da indicação e do ensino das diferentes tecnologias necessárias, desde a elaboração da camiseta dos integrantes da Rádio até a gravação, audição das programações e da pesquisa por notícias e músicas. Por consequência, proporcionou-se a criação de um espaço para que os alunos possam expressar suas vozes e opiniões dentro da escola. Os objetivos estão sendo atingidos, inclusive na integração com o projeto do BLOG da escola, pelo qual são noticiadas as ações da Rádio. Mais do que meramente a veiculação de músicas, ideias e notícias, conclui-se que os resultados desse projeto comprovam que, com ações relevantes no rompimento da linearidade da sala de aula, os alunos do Ensino Fundamental desenvolvem alto grau de autonomia em direção da construção de novos conhecimentos. A professora titular responsável mantém o projeto em atividade há dois anos e oportunizou o envolvimento do bolsista do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Santa Cruz do Sul 226 UNISC 226 inserindo, assim, as tecnologias de modo efetivo na realidade da escola e da comunidade.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.