SOFTWARE GCOMPRIS: FERRAMENTA ATRATIVA PARA AULAS DO PIBID

ANDREA BETINA LAUSCHNER , CAMILA AZEREDO SOUZA, LUANA REGINA SIEBENEICHLER, MARCIA KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


Este resumo relata a experiência em laboratório de informática com a utilização da ferramenta GCompris 226 uma suíte de aplicações educacionais que compreende inúmeras atividades para crianças de idade entre 2 e 10 anos. Todas as atividades são de caráter educacional e, em sua maioria, apresentam-se de forma interativa. Essa experiência foi possível através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e foi desenvolvida pelo os cursos de Licenciatura do Ensino Superior, Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do Ministério da Educação (MEC), sendo aderida pela Universidade de Santa Cruz do Sul em meados de 2010. Esse programa tem como objetivo a 223concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores.224 (BRASIL, MEC, CAPES, 2010). O curso de Licenciatura em Computação integra o subprojeto dois, realizando ações, a partir de reuniões, capacitações e roteiros descritos pelos professores coordenadores e apoiadores da UNISC, que contam com sala na EaD/UNISC, ferramenta de comunicação e trocas constantes, armazenamento de informações, registros, relatórios e demais documentos.240Os roteiros apresentam aos alunos e professores bolsistas referencial teórico, atividades a serem desenvolvidas e cronogramas. Com a utilização de recursos computacionais sendo inseridos no cotidiano das crianças cada vez mais cedo e com a facilidade que os alunos das series iniciais têm de assimilar e descobrir as funcionalidades dos equipamentos, essa ampliação da utilização da informática em escolas como ferramenta pedagógica traz consigo a popularização do software livre, como as diversas variações do Sistema Operacional Linux e os aplicativos como o Gcompris. O software em questão foi trabalhado pelos bolsistas em algumas escolas atendidas pelo PIBID - EMEF Menino Deus e EEEM Alfredo Willy Carlos Fröhlich, durante o primeiro semestre, com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As atividades realizadas envolveram raciocínio, linguagem, matemática e lógica. Com a aplicação do programa GCompris em uma aula ministrada para os alunos e após a apresentação da ferramenta e interação com a mesma, os alunos já haviam feito uma relação com o aplicativo. Piaget, citado por Bekcer (1993, p. 14), apresenta 223A teoria de fazer e compreender224, ou seja, em uma aula os alunos conheceram a ferramenta e compreenderam seu funcionamento e, ainda, avaliavam os aplicativos preferidos. Na aula seguinte já apresentavam menor grau de dificuldade de interpretação e interação com os jogos. Desta forma,240o uso do programa GCompris como ferramenta de auxílio para os alunos das séries iniciais é extremamente importante, pois o aluno compreende diferentes habilidades, como aprimorar a coordenação motora, desenvolver a percepção e o raciocínio lógico, trabalhar uso das cores e das formas geométricas, escrever palavras e números a partir de uma ferramenta educacional de fácil uso e atrativa.


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