AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DAS MONITORIAS NA DISCIPLINA TÉCNICA CIRÚRGICA E ANESTÉSICA
Resumo
INTRODUÇÃO: O currículo do Curso de Graduação em Medicina da UNISC, em consideração às Diretrizes Curriculares, incluiu fortemente aspectos complementares de perfil, habilidades, competências e conteúdos, de forma a considerar a inserção institucional do curso e a flexibilidade individual de estudos. Valoriza, também, os conhecimentos adquiridos pelo estudante, mediante estudos e práticas independentes, presenciais e/ou a distância, a saber: monitorias e estágios; programas de iniciação científica; programas de extensão; estudos complementares e cursos realizados em outras áreas afins. A busca de conhecimentos pelo estudante e a aquisição de habilidades e competências, prioritariamente nas cinco grandes áreas de formação do médico generalista, deve ser feita de forma ativa pelo aluno, em parceria com o professor. Na área cirúrgica, as habilidades são treinadas no laboratório de técnica cirúrgica. Nesse contexto, o aprender a fazer, antes de chegar ao paciente, torna-se relevante. Muitas das rotinas e rituais tecnicamente estabelecidos precisam ser repetidos inúmeras vezes, em períodos que extrapolam o curricular. É o momento em que o monitor (bolsista), orientado pelo professor, desempenha o papel de um instrutor. OBJETIVO: Avaliar a contribuição da monitoria do laboratório de técnica cirúrgica no reforço das habilidades propostas na ementa do módulo Saúde do Adulto II. 240METODOLOGIA: Foram utilizadas fichas/questionário nas quais estudantes que tiveram o apoio nas atividades práticas do atual grupo de monitores(as) 226 bolsistas PROLAB 226 preencheram 6 questões que versaram sobre a dinâmica das atividades extraclasse de monitoria. RESULTADOS:240 As fichas/questionário foram respondidas pela totalidade dos estudantes objeto da pesquisa, correspondente a 29 do 4º semestre do curso, 31 do 5º semestre e 26 do 6º semestre. Perto de 100% dos respondentes consideram a monitoria de extrema importância na sedimentação de habilidades. Mais de 50% entendem que o tempo das atividades de monitoria deveria ser superior ao oferecido. Para 92,9% do grupo, caso não tivessem o apoio das atividades de monitoria, teriam um desempenho muito baixo nas avaliações práticas. Na questão relativa ao desempenho dos estudantes monitores, 86,6% consideraram bom ou muito bom.240 Conclusão: Os(as) estudantes dos240 atuais 4º, 5º e 6º semestres do curso de medicina da UNISC consideram as atividades de reforço extraclasse proporcionada pelos(as) bolsistas PROLAB (monitores) de técnica cirúrgica fundamentais no reforço das habilidades propostas na ementa do módulo Saúde do Adulto II. CONCLUSÃO: Conforme a percepção dos alunos, tanto os que concluíram quanto os que estão cursando a disciplina de Técnica Cirúrgica e Anestésica, as monitorias são ferramentas importantes na consolidação dos conhecimentos práticos adquiridos na disciplina. É unânime a percepção de que, se essas atividades não fossem disponibilizadas aos alunos, a aquisição desses conhecimentos seria prejudicada, o que é preocupante diante da importância que representa na formação médica.
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