O LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PARTICIPANTES DO PIBID/UNISC EM SANTA CRUZ DO SUL-RS.

CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA, KESIA CARINA VOESE

Resumo


A pesquisa que apresentamos é de caráter qualitativo, realizada na qualidade de trabalho monográfico, no primeiro semestre do ano letivo de 2012, para a disciplina de Seminário de Pesquisa II, do Curso de Pedagogia Licenciatura da Unisc. O objetivo foi investigar o funcionamento dos Laboratórios de Aprendizagens nas escolas participantes do PIBID/Unisc, no município de Santa Cruz do Sul-RS, visando caracterizar sua função e relevância no espaço escolar. Na primeira etapa, foram contatadas as supervisoras das escolas com o intuito de verificar a disponibilidade de elas participarem da pesquisa. Após a aceitação do convite, foi distribuído um questionário que reuniu informações sobre o perfil do profissional que atua no Laboratório e o que a escola oferece, no turno oposto ao horário das aulas, aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano). Especificamente sobre o Laboratório, foi perguntado: há quanto tempo existe; qual o planejamento previsto: quais os objetivos e qual a metodologia desenvolvida; como é feita a seleção dos alunos que frequentam esse espaço. A partir dos dados coletados, as respostas foram lidas, categorizadas e analisadas. Constatou-se que o Laboratório de Aprendizagem caracteriza-se por ser uma metodologia na qual os alunos não se limitam a receber passivamente informações e que o professor não tem mais o papel de transmissor do conhecimento. O laboratório oportuniza a pesquisa de campo, a busca das respostas dos próprios questionamentos, ação, interação, cooperação, socialização com os membros do grupo, além de valorizar os interesses de cada aluno, bem como o conhecimento prévio. Faz-se necessária a ampliação da discussão a respeito do tema desta pesquisa, para que se possa tornar o Laboratório de Aprendizagem eficaz e acessível a todos os alunos que dele necessitam, visando qualificar o processo de aprendizagem e suas relações no ambiente escolar. Ressaltamos a importância de considerarmos que aprendizagem não é apenas o resultado final do Projeto de Aprendizagem, mas sim todo o processo percorrido durante a realização do mesmo. O trabalho desenvolvido no Laboratório de Aprendizagem acontece com cooperação, interatividade, experiência e vivência contextualizada das aprendizagens. Ao longo desta pesquisa, ficou evidente a fundamental importância do funcionamento do mesmo no ambiente escolar, contribuindo para a qualificação dos processos de aprendizagem, amenizando as futuras dificuldades durante o mesmo. Ele é o espaço do ambiente escolar que oportuniza aos alunos momentos significativos que auxiliam na superação das dificuldades de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento das atividades e avanços significativos nos processos cognitivos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.