ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO COTIDIANO ESCOLAR

DANIELE ELIS STOECKEL, LUANA SCHULZ, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


Este resumo apresenta os resultados parciais de uma experiência pedagógica desenvolvida, tendo como suporte a peça teatral 223Maria Minhoca224. Essa atividade foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, de Santa Cruz do Sul, no decorrer do 1º semestre de 2012, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência 226 PIBID/UNISC. O trabalho desenvolvido foi planejado em etapas, contemplando mobilização/preparação para assistência da peça teatral; assistência propriamente dita e atividades realizadas com os alunos tendo por suporte a peça teatral. Inicialmente, na escola, houve uma atividade denominada mobilização, envolvendo todos os bolsistas dos diferentes subprojetos do PIBID/UNISC. Na mobilização, os bolsistas estudaram, caracterizaram e representaram alguns personagens da autora Maria Clara Machado. 240Para colocar em prática nossas ideias, foram realizadas leituras e discussões sobre diferentes obras da autora. Cada subprojeto ficou responsável pela preparação de uma atividade especial para mobilizar a imaginação e a curiosidade das crianças. Dando continuidade ao roteiro de trabalho sobre peça teatral, no dia oito de março, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul, os alunos das escolas participantes do programa assistiram à peça teatral tão esperada. Esse momento proporcionou a todos nós um espaço de socialização e entretenimento, pois a felicidade estava no olhar de cada criança. Os resultados demonstram que o trabalho, a partir do teatro, foi satisfatório no sentido de contribuir com o processo de aprendizagem no período inicial de alfabetização, além de contribuir para diversas aprendizagens dos alunos maiores. Desse modo, estamos contribuindo com o desenvolvimento e o enriquecimento do aprendizado a partir do lúdico em sala de aula. A alegria das crianças está em seu olhar, em seus pequenos gestos. Percebe-se que elas estão motivadas a participar das oficinas do PIBID, na escola. As práticas desenvolvidas proporcionam aos bolsistas o ensinar e o aprender mais prazeroso, significativo e interessante. Todas as atividades deste projeto estão servindo de suporte para o planejamento e o desenvolvimento dos roteiros trabalhados no Laboratório de aprendizagem e na Intervenção em sala de aula. A atividade Laboratório é oferecida na escola no turno inverso ao de aula. Já a Intervenção Pedagógica, na qual o bolsista atua em conjunto com a professora regente, é executada diretamente em sala de aula. A periodicidade destes trabalhos é semanal e no turno regular de aula.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.