EDUCAÇÃO SEXUAL: FORMANDO REDES DE SOCIALIZAÇÃO

CAMILA DEUFEL, LUIS AUGUSTO KANITZ, MARIANA SILVA TEIXEIRA, RENATA BECKER JUCÁ

Resumo


O projeto teve início em março de 2011, através do interesse de professores dos cursos de Biologia, Enfermagem, Medicina e Psicologia e do Programa Unisc-Escola, da Universidade de Santa Cruz do Sul, acerca da temática sexualidade. Existia naquela altura grande quantidade de pedidos recebidos pela Unisc-Escola de atendimentos visando orientações sobre sexualidade em forma de intervenções pontuais, a serem realizadas por acadêmicos ou professores da Unisc. As escolas buscavam atividades para remediar situações que só podem ser prevenidas através de mobilização muito maior, que requer tempo e empenho por parte dos professores, alunos, pais e demais educadores. Estruturou-se, assim, um projeto objetivando abarcar três frentes: professores, alunos de escolas da região e acadêmicos da Unisc. O projeto visa a ir além de atender pedidos de intervenções meramente paliativas de transmissão de conhecimentos nas escolas, buscando medidas que possibilitem o diálogo, a compreensão e a escuta de maneira continuada, formando redes de apoio e discussão dentro da universidade, das escolas e na comunidade. Para isto o projeto esteve dividido em quatro atividades principais: o Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Sexual destinado a acadêmicos da Unisc, abordando os mais diversos temas ligados à sexualidade humana visando capacitá-los para as posteriores atividades do ciclo de atividade desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Petituba em Santa Cruz do Sul. Estes realizaram oficinas com turmas de 5ª e 8ª séries, colocando em prática os conhecimentos adquiridos e proporcionando aos alunos aprendizagens acerca da sexualidade, sempre utilizando apresentação de slides, dinâmicas e rodas de conversa. Estas atividades foram supervisionadas pelos professores participantes do projeto e ainda embasadas pelos encontros do GESH (Grupo de Estudos da Sexualidade Humana). Seus encontros ocorreram semanalmente destinando-se a estudar assuntos ligados à sexualidade humana e discutir o andamento das atividades do projeto. Foi realizado ainda o Curso Repensando a Educação Sexual enquanto tema transversal destinado a professores e pessoas envolvidas diretamente com a educação dos municípios de Santa Cruz do Sul e região. Este curso visou oportunizar a aprendizagem dos participantes acerca da temática da sexualidade, enfocando a educação sexual nas escolas e as formas de transmissão destes240 conhecimentos aos alunos. Para as escolas dos professores que participaram deste curso foi dada a prioridade na ordem das intervenções a serem realizadas pelos acadêmicos bolsistas do projeto, levando em conta o fato de que estes professores investiram na busca por conhecimento sobre sexualidade, elaborando um diagnóstico de suas escolas e um plano de intervenção a ser realizado. Além disso, ao término das atividades dos bolsistas na escola, estes professores continuarão trabalhando a sexualidade, tornando-se um ponto de referência para os alunos. A importância do trabalho se verifica na forma como o projeto esteve estruturado e o público que abarcou. Negando ações assistencialistas de transmissão do conhecimento, buscando a construção de saberes conjuntos e a formação de multiplicadores tanto na universidade como nas escolas, na figura de professores e alunos, que possam continuar o trabalho em prol da saúde sexual.


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