TRABALHO COM ANIMAÇÃO PARA POTENCIALIZAR A AUTONOMIA NO ESTUDANTE ATRAVÉS DAS AULAS DO PIBID

EDUARDA MAFFEI, SAMANTA GHISLENI MARQUES, MARCIA KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


Este resumo visa apresentar os trabalhos desenvolvidos pelas alunas bolsistas PIBID do curso de Licenciatura em Computação em escola da Rede Pública de Ensino. O interesse principal dos bolsistas é adquirir experiência para a docência, através do auxilio a professora titular durante a aula corrente, pois é através da prática desenvolvida com a comunidade escolar que o licenciando troca saberes agregando experiências para futura docência. 240As intervenções foram realizadas com turmas de 1º, 2º, 5º anos das Séries Iniciais, 8ª série das Séries Finais do Ensino Fundamental e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann. A atividade aqui relatada refere-se ao trabalho feito com as três turmas de 5º ano, totalizando sessenta e três alunos. Para isso, foi utilizada a Ferramenta de Desenho e Animação integrada ao Software Série Educacional Gcompris. A metodologia de trabalho envolveu três partes distintas: o planejamento da atividade, a aplicação e a avaliação dos resultados de aprendizagem. No planejamento foi elaborado o Plano de Aula, sendo estruturados os objetivos que deveriam ser atingidos pelos estudantes, tais como desenvolver a autonomia, criatividade e concentração, além do domínio de mouse, da compreensão do conceito de animação e do funcionamento da ferramenta escolhida. Na aplicação a atividade foi desenvolvida. Inicialmente, os estudantes foram questionados sobre o que sabiam a respeito de animações, e como eram feitas. Depois da discussão a Ferramenta e seus recursos foram apresentados pelas bolsistas. Por fim, os estudantes foram convidados a utilizar a ferramenta, criando uma animação. Para isso algumas exigências foram estipuladas, tais como criar uma pequena estória com início, meio e fim; ter coerência entre as cenas e animar, no mínimo, cinco objetos. Para a avaliação foi considerado o envolvimento na aula, se os itens pedidos para o desenvolvimento da animação foram cumpridos e se atingiram ou não os objetivos propostos. Concluindo, foi possível constatar que todos os estudantes se envolveram na atividade cumprindo com todas as exigências propostas para o desenvolvimento da mesma. Referente aos objetivos propostos verificou-se que todos compreenderam o conceito de animação, não demonstrando dificuldade na utilização da ferramenta. Contudo, apenas 32% dos estudantes realizaram a atividade de forma plenamente satisfatória desenvolvendo a autonomia, criatividade e concentração, sendo que a maioria dos estudantes, ainda está em situação de heteronomia. Dessa forma, os resultados indicam que ações que auxiliam a desenvolver a curiosidade, a criatividade e a criticidade precisam ser promovidas para que os estudantes passem da heteronomia para a autonomia.


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