VER-SUS/BRASIL CIES 13: RELATO DE EXPERIÊNCIA

KARINI WILKE PENS, CARINE GUTERRES CARDOSO, TERESINHA EDUARDES KLAFKE

Resumo


No período de 29 de janeiro a 11 de fevereiro de 2012 ocorreu o projeto VER-SUS/BRASIL CIES 13 (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), oportunidade em que acadêmicos puderam conhecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nas cidades de Candelária, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires - RS. Na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), o projeto foi realizado pelo Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva, um coletivo estudantil. Os participantes da vivência foram estudantes da UNISC e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul, compondo uma equipe multiprofissional e interdisciplinar com estudantes dos cursos de Enfermagem, Direito, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. O projeto tem como objetivo estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema. Esta vivência possibilitou o despertar do amor que realmente estava latente pela saúde coletiva, além de ter feito com que o desejo de trabalhar no SUS aumentasse. Ao longo desses dias de vivência, os quais foram extremamente intensos e decisivos, tanto pessoal como profissionalmente. Foi possível a realização de um trabalho interdisciplinar através do acolhimento da opinião do outro. Além disso, foi proporcionado o entendimento de que cada área tem um ponto de vista e que as individualidades das profissões podem fazer com que as pessoas se integrem em torno de um objetivo. Vemos que a abordagem interdisciplinar e o trabalho em equipes multiprofissionais são raramente explorados pelas IES durante a graduação e isto traz resultados negativos para o trabalho em saúde. Os laços da universidade com a sociedade, através da extensão universitária, devem ser realizados com a principal tarefa de aprimorar a formação do cidadão. Dessa forma, a extensão universitária, mais precisamente o projeto VER-SUS, constitui-se num importante instrumento que dispara o (re)pensar da formação em saúde, contribuindo para que esta seja promotora de práticas para a construção de melhores condições de cidadania. O desenvolvimento de ações extensionistas busca o compartilhamento de conhecimentos e saberes que efetivem e consolidem o papel do ensino, contribuindo para a transformação social. O VER-SUS possibilita que novas ações sejam disparadas, exemplo disso, será a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia em relação à extensão e a formação acadêmica. A realização deste trabalho mostra que o VER-SUS abre caminhos, que até então, não eram pensados em ser percorridos.


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