SELEÇÃO DE QUESTÕES DA 15ª OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES

DIÉSICA DAIANE DA SILVA, MARCELI BRUMMELHAUS, VIVIAN LUÍSE HLERT, MARIA MADALENA DULLIUS, MÁRCIA JUSSARA HEPP EHFELD, MARLI TERESINHA QUARTIERI, CLAUS HAETINGER

Resumo


Neste trabalho será apresentada uma das etapas da 15ª Olimpíada Matemática da Univates (OMU), a qual se refere ao processo de elaboração das questões para a prova da OMU. Neste evento podem participar alunos desde o 5o240ano do Ensino Fundamental (antiga 4a240Série) até o final do Ensino Médio. A OMU tem por objetivos desenvolver o gosto pela Matemática por meio da resolução de problemas e desafios, contribuir para um aprendizado menos burocrático, incentivar os professores a levarem questões do cotidiano para a sala de aula, exercitar o raciocínio lógico-matemático e a criatividade na resolução de problemas e desafios. Para a elaboração das provas são selecionadas questões, normalmente a partir de janeiro, utilizando como fonte de pesquisa: sites, livros, revistas, entre outros meios. Após esta etapa, realiza-se uma primeira seleção das questões, distribuindo-as por série. Posteriormente elaboram-se as questões propriamente ditas, adequando-as aos níveis desejados, bem como procura-se selecionar aquelas que desenvolvem o raciocínio lógico e que apresentam um enfoque interdisciplinar. A etapa de reelaboração, adaptação e criação das questões geralmente tem duração de três a quatro meses. Cabe destacar que várias releituras são feitas com o intuito de diminuir a possibilidade de erro ou de má definição de enunciados. Depois dessa etapa é feita a correção ortográfica das questões elaboradas. A prova é realizada em turno único, geralmente à tarde e pode ser realizada de forma individual ou em dupla. Durante a prova é permitido o uso da calculadora, pois isso tem trazido conforto aos alunos, que se sentem mais confiantes e seguros. Do 5oano do Ensino Fundamental ao 1o240ano do Ensino Médio a prova apresenta dez questões e os alunos respondem apenas oito; no 2o240ano do Ensino Médio respondem apenas nove questões; e, no 3o240ano devem responder as dez questões. Em todas as provas procura-se colocar sete questões subjetivas e três objetivas. A correção das provas é realizada pela equipe organizadora e além da resposta observa-se o desenvolvimento da resolução, por isso todas as questões devem ser justificadas, subjetivas ou não. Cada prova é corrigida por um docente da Comissão Organizadora e revisada pelas bolsistas. Após a correção, realiza-se o levantamento das questões com maior e menor índice de acertos, com o intuito de nortear a elaboração das futuras provas. Deseja-se com este evento conscientizar os estudantes de que bons resultados são conseguidos com esforço e dedicação.


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