VER-SUS NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
Resumo
O projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) foi criado em 2001 na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, através do movimento estudantil, que sentia necessidade de um estágio de vivência que colocasse estudantes de graduação em contato com a realidade da saúde da população e do funcionamento do SUS. Em 2004, o projeto se tornou estratégia de Educação Permanente em Saúde do Ministério da Saúde (MS), configurando-se VER-SUS/Brasil. Sua continuidade em 2007 e 2008 foi como VER-SUS/Extensão. A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) possui participação ativa nessas iniciativas promovidas pelo Ministério da Saúde e, mesmo quando deixou de existir financiamento a nível nacional, a vivência continuou existindo com financiamento da universidade em parceria com os gestores de saúde da região. Em 2010 e 2011 houveram edições nomeadas, respectivamente, de VER-SUS/UNISC e VER-SUS/CIES 13. A continuidade do projeto na UNISC está ligada, principalmente, a mobilização estudantil do Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva (GETESC), um coletivo estudantil organizado que busca mudanças na formação em saúde e aposta no VER-SUS como projeto capaz de mudar a ótica do estudante sobre o sistema de saúde. O GETESC também esteve envolvido, no decorrer do ano de 2011, na rearticulação do projeto VER-SUS no estado em meio ao movimento nacional de reorganização e refinanciamento do mesmo. Através de encontros de estudantes, representantes de universidades, serviços e associações, o projeto foi se fortalecendo e o GETESC teve importante papel ao compartilhar suas experiências e participar da organização de diversas vivências em todo o estado, inclusive integrando-as com facilitadores. O processo de retomada do VER-SUS relaciona-se intrinsecamente à rearticulação do movimento estudantil, com a fundação e reformulação de diversos coletivos. Isto se relaciona a forma como o VER-SUS é organizado, havendo a necessidade de desejo, participação e articulação entre diversos atores do cenário da formação em saúde. Neste ano, mais uma vez os estudantes tomaram frente deste processo, demonstrando potencialidades para interferir nos rumos de sua formação e das questões sociais. Assim, em 2012, ao lado de muitos outros coletivos, o GETESC realizou o VER-SUS/BRASIL CIES 13, com financiamento do Ministério da Saúde, CIES13, Secretarias Municipais de Saúde e UNISC, a partir da luta do movimento estudantil e do controle social. Além de seu caráter de vivência o projeto se propõe a desenvolver a análise crítica sobre a realidade, a autonomia, a habilidade do trabalho em grupo/equipe e a articulação entre a teoria e o trabalho real em saúde.240 Essa aposta no VER-SUS explica-se pela sua capacidade de intervir sobre a formação em saúde, através da participação dos estudantes de graduação em uma vivência que propõe o conhecimento dos serviços do SUS, próprios e conveniados, instâncias do controle social, instituições e organizações sociais.
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