OFICINAS DE INFORMÁTICA DO PROJETO UNISC INCLUSÃO DIGITAL

ANDREA BETINA LAUSCHNER , DIEGO ILDONEI LIMBERGER, VICTOR ASSMANN BIASIBETTI, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


O Projeto UNISC Inclusão Digital tem a cooperação de parceiros que compreendem escolas estaduais e Telecentros de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, entre outras cidades. O projeto oportuniza, de forma gratuita, meios para incluir digitalmente a comunidade através do uso consciente da informática. Conta com a parceria do programa Universidade para a Terceira Idade e Programa UNISC Escola. As oficinas, que acontecem em diversos locais de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, são organizadas junto à coordenação do projeto, sendo vários os fatores responsáveis pela definição do perfil de cada turma. Dentre os conteúdos desenvolvidos estão: a introdução básica ao uso de Offices, Internet, Blog e E-mail; e o incentivo aos participantes para compartilhar informações e240 trocar experiências através de uma rede colaborativa de aprendizagem. No primeiro semestre de 2012, foram lecionadas duas oficinas, sendo nomeados Excel e Informática Básica, que aconteceram, respectivamente, nos laboratórios de informática do Colégio Marista São Luís e EMEF Menino Deus. O público-alvo das oficinas foi pais de alunos matriculados nas escolas e funcionários, sendo que muitos deles tiveram a oportunidade de ter seu primeiro contato com um computador durante estas aulas. Desta forma, muitas turmas atendidas pelos bolsistas envolveram pré-adolescentes, adolescentes, adultos e idosos. Por serem turmas muito heterogêneas, com diferentes conhecimentos, alguns alunos sentiam-se receosos com a 223nova224 tecnologia na qual estavam lidando. No decorrer das oficinas, mostravam-se cada vez mais confiantes em usar o computador e as diversas ferramentas abordadas, chegando até a prestar auxílio aos demais. Desde o surgimento do projeto, percebe-se que as necessidades de cada turma envolvida vão, obviamente,240se diversificando e se intensificando com o passar dos anos. Desta forma, é mais frequente que os alunos tenham conhecimentos de redes sociais, sem nem ao menos compreenderem ou utilizarem seu e-mail - indispensável para a criação de perfis em redes sociais. 240Num contexto geral, a realização das oficinas teve seus objetivos de aprendizagem centrados nas atuais necessidades do mercado de trabalho com relação à informática. Esta constatação exige do bolsista bastante dedicação na preparação de suas aulas para ter como resultado o nivelamento do aprendizado da turma. Com a metodologia desenvolvida nas aulas, os alunos aprendem a ter autonomia diante do computador de forma segura e correta, além de conhecerem ferramentas produtivas e tecnológicas que podem vir a ser de extrema importância, principalmente, em seu futuro profissional.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.