A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

CRSTINA LUISA EICK, HENRIQUE RAFAEL RENZ

Resumo


A Administração eficaz é cada vez mais imperativa num modelo global ultra competitivo. É possível afirmar que administrar, atualmente, é mais que uma consequência única do saber, da mudança contínua, da prática ou do controle de processos. A gestão é reflexo de um conjunto de fatores e não de meios isolados. Segundo Peter Drucker(1998, p.82), 223 o futuro ainda não nasceu, nem está formado e é indeterminado. Ele pode ser moldado por ações intencionais. E a única coisa que pode efetivamente motivar essas ações é uma idéia224. Segundo dados do Sebrae, os empreendimentos de micro e pequeno porte são responsáveis por pelo menos dois terços do total das ocupações existentes no setor privado da economia brasileira. A pequena empresa possui peculiaridades específicas, entre elas podemos destacar a presença dominante de um líder e pessoas com várias tarefas atribuídas, ou seja, cada pessoa fica responsável por mais de uma área, muitas vezes, sem ter qualificação, sem haver formalidades de controle. O lado familiar e pessoal do empresário se mistura ao da empresa. Além disso, as pequenas empresas geralmente não fazem o plano de negócio, não atuam/utilizam os benefícios das redes sociais e da possibilidade de vendas online. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma análise organizacional de uma pequena empresa de comércio de confecções e bazar na cidade de Venâncio Aires, no período de abril a junho de 2012. Foi realizado um estudo bibliográfico das principais áreas da administração (Finanças, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Marketing e Serviços) e após, foi aplicada uma entrevista com o proprietário, 240com a finalidade de identificar os pontos fortes e fracos da empresa. Também foi realizado um estudo do ambiente externo relativo a área de negócios, identificando ameaças e oportunidades. Através deste trabalho, foi possível observar que a empresa possui como pontos fracos a falta de controles financeiros, que poderiam ser informatizados e uma carência nas promoções. Por outro lado, ressalta-se o potencial de crescimento de uma pequena empresa e que o empresário, apesar das muitas dificuldades de mercado que enfrenta possui, acima de tudo, a paixão pelo empreendedorismo, pela inovação e pela satisfação de seus clientes.240 Dessa forma, fica evidente o papel fundamental da Administração, a fim de criar vantagem competitiva, organizar processos e alinhar a estratégia com os objetivos da empresa, visando a satisfação de seus clientes e resultados sustentáveis no longo prazo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.