A CONTROLADORIA E SEU PAPEL NA GESTÃO DE CUSTOS E RESULTADOS EM UMA MICROEMPRESA DO RAMO VAREJISTA
Resumo
A Controladoria vem avançando muito nos últimos anos dentro do processo de gestão das empresas, principalmente as de grande porte, porém ainda existem dúvidas sobre uma nítida definição em relação às funções e atribuições a serem desenvolvidas por esse setor, bem como pelo profissional que nele atua. Já no universo das micro e pequenas empresas (MPEs) 226 onde, de acordo com estudos realizados pelo SEBRAE, estão 99% das empresas do país, portanto, de grande importância para a economia nacional e regional, pois impulsiona o crescimento e desenvolvimento do Brasil 226 a Controladoria ainda é tema praticamente desconhecido. Toda empresa, uma vez estruturada de forma administrativa e operacional, precisará de ferramentas para oferecer suporte e atender as necessidades de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão. Essa decisão reflete-se, na maioria das vezes, na permanência da empresa no mercado. Portanto, é imprescindível o conhecimento da real situação patrimonial, financeira e econômica para o processo de tomada de decisão. Apesar de inúmeros avanços na área da gestão e da busca por parte das pequenas empresas nesse sentido, ainda se vislumbra um cenário que necessita de maior disseminação da importância de ferramentas de controle para o processo de gestão. Com base nesse contexto, o presente trabalho visa responder o seguinte questionamento: Como a Controladoria pode contribuir para aperfeiçoar o atual o modelo de gestão existente, fornecendo informações estratégicas para a tomada de decisão? O presente estudo tem como tema para investigação, no contexto da controladoria, a avaliação do atual modelo de gestão existente, propor novas ferramentas que auxiliem o gestor no processo de tomada de decisão, além de contribuir para a formação do preço de venda ideal das mercadorias. Caracteriza-se como descritivo qualitativo, foi realizado, através de estudo de caso, em uma microempresa (um estabelecimento comercial varejista de artigos do vestuário) e objetivou apresentar ferramentas úteis ao processo de gestão, proporcionando a otimização de recursos e alavancagem da margem de lucro. No decorrer do trabalho, através das pesquisas realizadas na empresa utilizada para o estudo, pôde-se notar a fragilidade da MPE ao levantar dados existentes sobre o processo decisório. Ainda no que tange a este cenário, é notável a alta competitividade existente devido à estreita margem praticada no preço de venda, para permanecer competitiva no mercado. Através da elaboração e análise de índices financeiros e econômicos, elaborados a partir de demonstrações contábeis confiáveis, foi possível medir a posição econômica e financeira e os níveis de desempenho em vários aspectos, sendo importante que seja realizada, periodicamente, comparando períodos ao longo do tempo. Conclui-se o presente estudo salientando a importância de o gestor das MPEs não tomar decisões sustentadas em suposições, expondo-se aos acontecimentos futuros sem o mínimo de planejamento e controle financeiro, pois, para se adequar às novas mudanças em que a empresa está inserida, são necessárias avaliações constantes sobre os investimentos da empresa visando a uma contínua atualização de suas estratégias.
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