A EMPRESA JÚNIOR COMO FACILITADORA NA VIDA PROFISSIONAL DO ALUNO

YURI DIAS MEIRA, INGO PAULO KESSLER

Resumo


As primeiras empresas juniores surgiram no Brasil em 1988, vindas da metodologia240 iniciada na França em 1967. Visam, desde então, suprir a deficiência de oportunidades dos estudantes universitários em aplicar na prática o seu aprendizado teórico. São organizações gerenciadas inteiramente por alunos, sob a orientação de um professor, que oferecem serviços relacionados aos seus respectivos campos de atuação e que não tem fins lucrativos.240 Buscam apenas o próprio sustento, tornando seus preços menores que os já240 praticados no mercado. Como em qualquer outro tipo de empresa, devido à necessidade de setores para finanças, recursos humanos, administração, logística, marketing e outros. Esses empreendimentos exigem a perícia provinda de variados cursos240 de graduação e esta variedade, não só agrega conhecimento aos envolvidos, mas também aumenta a rede de contatos da pessoa, aumentando suas chances de ingressar no mercado de trabalho frente a seus concorrentes. Acrescenta-se o caráter voluntário e o interesse em se especializar por parte do aluno, característica valorizada por muitas empresas na hora da seleção de seus empregados. A responsabilidade exigida pelo trabalho desenvolvido gera uma segurança e uma familiaridade ao estudante para quando ele iniciar sua vida profissional, podendo desempenhar suas funções sem ser atrapalhado pela inexperiência. Trabalho em equipe, liderança, gerência de projetos, espírito empreendedor e facilidade para falar em público são apenas alguns dos aspectos nos quais o envolvido se desenvolve e que o destacam no mercado. De acordo com os resultados de 2010 do Projeto Censo e Identidade da Confederação Nacional de Empresas Juniores, o qual tem como objetivo mensurar o tamanho do Movimento Empresa Júnior e traçar o perfil das empresas e empresários, cerca de 67% das empresas juniores criadas são fruto de ideias unicamente dos alunos e estima-se que já haviam aproximadamente 1120 empresas juniores e 27800 empresários juniores, o que demonstra como grande parte já enxerga a importância de adquirir experiência praticando e desenvolvendo suas habilidades. Através desta pesquisa empírico-analítica percebe-se o impacto que essa experiência causa no futuro dos graduandos. O tempo dedicado como empresário júnior aumenta suas oportunidades e faz crescer, gradualmente, o Movimento Empresa Júnior, abrindo cada vez mais espaços aos interessados e alcançando um público maior, que antes poderia nem mesmo conhecer o Movimento.240240240240240240240240240240240240240240240240240240240240


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