CARTILHA DE CONSCIENTIZAÇÃO TURÍSTICO-EDUCACIONAL MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL

CLAUDIA ANGELA BERTOLDO PAGOT, LUCIANA TREMEA

Resumo


O programa de conscientização da comunidade para o turismo prevê o trabalho junto aos alunos dos quartos e quintos anos do ensino fundamental da rede municipal de Santa Cruz do Sul. O material a ser trabalhado é a cartilha "Aprendendo Turismo", juntamente com o regulamento da promoção que premiará as melhores redações e desenhos referentes à expressão: "Santa Cruz do Sul é...". A escolha dos trabalhos mais expressivos se dará em dois eixos: o das escolas do perímetro urbano e o das escolas do interior, premiando desta maneira, quatro alunos. O objetivo é envolver a comunidade em prol do desenvolvimento da atividade turística, despertando-a para a valorização do seu patrimônio turístico potencial; demonstrar o papel do Turismo como atividade socioeconômica; dar conhecimento à população sobre o que é o fato Turismo e sua importância para quem recebe e para quem visita. Os dados estatísticos municipais no setor primário apontam para cerca de quatro mil propriedades rurais minifundistas; o setor secundário conta com cerca de 400 estabelecimentos industriais; e no setor terciário na área de prestação de serviços são aproximadamente três mil estabelecimentos, e mais cerca de dois mil estabelecimentos na área comercial. Circulam em Santa Cruz do Sul 71 mil veículos (fonte: DETRAN-RS - jornal Gazeta do Sul de 14 de Abril de 2012). De acordo com os dados exemplificados acima, entre outros também significativos, pode-se afirmar que a comunidade santa-cruzense está apta para diversificar sua economia através da atividade turística. O início dos trabalhos dá-se a partir do contato com as escolas de forma a constituir um calendário de visitação para a apresentação da cartilha. A cartilha será entregue aos estudantes dos quartos e quintos anos do ensino fundamental (inclusive aos ausentes) e ao professor responsável, com demonstração expositiva-dialogada sobre o Turismo no município, seus atrativos, equipamentos e serviços, com o auxílio do aparelhamento multimídia. Na sequência, será explicado o regulamento do concurso, bem como a respectiva premiação, finalizando com a passagem da lista de presença, contendo cabeçalho com todas as informações pertinentes àquela visita e com a assinatura do professor responsável pela turma. O instrumento de avaliação sobre o efeito da cartilha e as atividades desenvolvidas na visita, em conjunto com o concurso, será um parecer por escrito do professor, três meses após este primeiro contato. Os resultados serão avaliados nas vinte e nove escolas municipais, cuja clientela de interesse direto é de aproximadamente 1.900 alunos, e em torno de 70 profissionais, entre professores, coordenadores e diretores. Clientela de interesse indireto: familiares e outras pessoas que tem contato permanente ou não com a clientela de interesse direto, perfazendo um total estimado de 7.600 pessoas, considerando-se famílias de quatro pessoas. O tempo a ser despendido para cada visita, na realidade tende a ser bem maior que o previsto, haja vista que a gama de perguntas estende-se bem além das expectativas. Os resultados, mesmo parciais, ainda não foram expressados materialmente, tendo em vista que somente duas turmas já foram visitadas até o momento. Este projeto em conjunto com o concurso, se constitui em um interessante "movimento" para a comunidade escolar santa-cruzense, além de ser uma iniciativa fundamental para o município que almeje incrementar sua socioeconomia através do Turismo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.