COMUNICAÇÃO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VIVÊNCIAS NA NATUREZA

TACIANE PATRICIA MANTOVANI, CRISTIANO WILDNER, GERMANO TIAGO WOJAHN, JARDEL DARGAS, JANE MÁRCIA MAZZARINO

Resumo


A problemática ambiental requer que a sociedade invista em ações de educação ambiental. Nesse sentido, cabe às universidades desenvolverem projetos comunitários. O objetivo do projeto de extensão da Univates, denominado Comunicação para Educação Ambiental, é gerar sensibilização ambiental para atitudes sustentáveis no cotidiano da comunidade, a partir do uso de estratégias de comunicação. As ações são realizadas por meio de oficinas em contato com a natureza, ministradas para diversos grupos sociais da comunidade e aplicadas em escolas para turmas de ensino infantil e adulto. Utilizam-se materiais educativos e de informação sobre temas ambientais produzidos pela equipe (filmes, cartilhas, pesquisas de cobertura midiática, brincadeiras, jogos, etc.). A metodologia é participativa, baseada em técnicas de produção de materiais de comunicação e vivências. Desde 2006 foram produzidos oito jornais comunitários, três cartilhas educativas e um filme. Exibiram-se e debateram-se filmes. Além disso, foram formados cerca de 200 multiplicadores de educação ambiental de 32 municípios da região e realizamos 265 eventos com a participação de 6.717 pessoas até maio de 2011. Este ano o trabalho está focado em oficinas de sensibilização sobre questão dos resíduos e recursos hídricos em escolas; oficinas de crítica da mídia em escolas e atividades de vivências ao ar livre, utilizando o método de Joseph Cornell. O método envolve quatro fases: Despertar do Entusiasmo, Concentrar a Atenção, Dirigir a Experiência e Compartilhar a Inspiração. Com as vivências junto à natureza o desafio do educador deixa de ser comunicar uma sequência de informações sobre o meio-ambiente, acompanhados de desafios utópicos, e passa a ser promover experiências construtivas e inspiradoras para serem compartilhadas de forma lúdica, que motivem todos a sentir a natureza. Os resultados referem-se à reflexão crítica sobre os temas ambientais, a sensibilização dos grupos sociais e a formação de multiplicadores em educação ambiental. O projeto está atrelado ao Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ) e ao PPG Ambiente e Desenvolvimento, por meio do projeto de pesquisa Práticas Ambientais e Redes Sociais.


240Palavras-chave: comunicação, educação ambiental, oficinas, vivências


240Referências Bibliográficas


CORNELL, Joseph. Vivências com a Natureza: Guia de atividades para pais e educadores. São Paulo: Aquariana, 2005.


CORNELL, Joseph. Vivências com a Natureza, 2: Novas atividades para pais e educadores. São Paulo: Aquariana, 2008.


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