ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

DORIS MEDIANEIRA LAZAROTO, ANDRESSA PANAZZOLO MACIEL, BARBARA PAULA MAGALHAES DE DEUS

Resumo


INTRODUÇÃO: O atendimento ao trauma requer atuação adequada, com treinamento específico, tendo em vista que é um potencial causador de sequelas ou risco iminente a vida. Nessa perspectiva, atividades práticas de atendimento ao paciente traumatizado, no ambiente hospitalar, mostram-se de grande valia para a formação do acadêmico de medicina, ainda que, como em todas as áreas, os saberes médicos estão em contínuas mudanças, fazendo com que os profissionais da saúde precisem estar em constante atualização, em especial, quando se trata de enfermidades/afecções prevalentes. OBJETIVO: Relatar a experiência extra-curricular de acadêmicos integrantes da Liga do Trauma em um serviço de pronto- atendimento como forma de complementar a formação acadêmica na área do trauma. METODOLOGIA: A Liga do Trauma da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), além de realizar prevenção primária ao trauma e discussões em grupo, insere-se no atendimento ao paciente vítima de trauma na Unidade de Pronto-Atendimento do Hospital Santa Cruz (HSC). RESULTADOS: Desde sua formação, em 2006, a Liga do Trauma tem dado ênfase ao desenvolvimento de trabalhos de prevenção primária ao trauma, em vários âmbitos, na comunidade de Santa Cruz do Sul, como em campanhas para segurança no trânsito e prevenção de trauma infantil, e discussões em grupo com base no Advanced Trauma Life Support (ATLS). Percebendo a necessidade de consolidar o conhecimento acerca do atendimento ao paciente após o trauma, iniciaram-se atividades extracurriculares na Unidade de Pronto-Atendimento do HSC, realizadas semanalmente, por duplas, em regime de plantão. Desde o início, essas atividades mostraram-se de grande importância para a formação acadêmica porque permitem que os acadêmicos percebam a realidade do trauma, além da literatura estudada, bem como proporcionam subsídios para a discussão dos casos clínicos observados e descritos, por relatório escrito, a cada plantão. Pode-se destacar, também, que o atendimento na referida unidade permitiu o intercâmbio de conhecimentos com profissionais que atuam diariamente na área. CONCLUSÃO: Diante do exposto, pôde-se concluir que a realização de atividades extracurriculares em Unidade de Pronto-Atendimento contribui para reforçar os conhecimentos adquiridos pelo estudo do Advanced Trauma Life Support (ATLS), além de proporcionar aos alunos integrantes da Liga do Trauma da Unisc, em contato com a realidade do trauma, o aprofundamento de seus estudos e práticas na área, o que contribuiu para a solidificação e a consequente partilha facilitada dos conhecimentos.


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