LABORATÓRIO DE BIOMECÂNICA: ESPAÇO DE PRÁTICA ACADÊMICA

PETERSON LUIZ REGERT, DIANA SCHERER, ÉBONI MARILIA REUTER, HILDEGARD HEDWIG POHL, MIRIAM BEATRÍS RECKZIEGEL

Resumo


A Biomecânica é o campo da ciência que busca avaliar as adaptações do corpo e dos tecidos às forças externas e internas, quando se realizam movimentos voluntários. Tem como foco o estudo da aplicação dos princípios da mecânica sobre organismos vivos e tecidos biológicos, incluindo o funcionamento de músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e ossos, assim como as cargas e sobrecargas e seus efeitos em estruturas específicas. Para além dessas questões, a biomecânica é uma ferramenta multidisciplinar, na qual se relacionam conhecimentos das áreas de anatomia, fisiologia, engenharia e matemática, com objetivo de analisar os movimentos à luz da cinemática e da cinética,240no âmbito dos cursos do Departamento de Educação Física e Saúde, que tem em seu currículo a disciplina de Biomecânica e Biomecânica 226 fundamentos 226 com enfoques diferenciados. No curso de Educação Física essa disciplina está240relacionada ao aperfeiçoamento da técnica do movimento, enquanto na Fisioterapia é priorizada a avaliação e prescrição para reabilitação de pessoas. O Laboratório de Biomecânica da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) objetiva propiciar aos acadêmicos uma vivência de associação teórico-prática na área da Biomecânica, tanto em aulas quanto em trabalhos extraclasse, sendo o espaço adequado para desenvolver experiências de coleta e análise de dados. Esta comunicação é de caráter descritivo e tem como objetivo relatar as atividades acadêmicas ocorridas no Laboratório de Biomecânica, no primeiro semestre de 2012, por docentes e acadêmicos. Nas atividades docentes, esse Laboratório foi utilizado em 24 horas-aula, das disciplinas de Biomecânica (12 horas) e Biomecânica 226 fundamentos (12 horas). Entre os trabalhos extraclasses que utilizaram o Laboratório no período, dois tratavam da análise de marcha, denominados 223Análise da marcha infantil224 (que analisou a marcha de crianças de diferentes idades) e 223Análise da marcha de pacientes diabéticos224; e outro com eletromiografia, intitulado 223Análise eletromiográfica dos músculos adutores da coxa224. Este último estudo relacionou as análises eletromiográficas e da força obtida com as células de carga acopladas ao dinamômetro, tendo como sujeitos indivíduos adultos ativos e sedentários. Observa-se, portanto, que o Laboratório oferece aos acadêmicos a possibilidade de ampliar seus conhecimentos, não só instrumental como também com softwares específicos, além de um contato mais próximo com a disciplina. Dessa forma, os dados apresentados apontaram que a estrutura do Laboratório atende ao objetivo de sua proposição, embora exista a necessidade de ampliação de instrumentos e equipamentos que permitam transitar em outras metodologias de análise biomecânica, como por exemplo, as plataformas de força.


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